divulgação (Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS)
Queixas
disparam contra planos de saúde que se negam a cobrir testes de Covid-19
Número de clientes que recorreram à ANS por não conseguirem exame chegou
a 175 nos 18 primeiros dias de janeiro. Procon investiga preços abusivos no
serviço particular
Enquanto a variante ômicron do coronavírus varre o Brasil, com recorde
de novos casos de Covid — foram mais de 118 mil registrados nesta sexta-feira
(21) — fazer o teste para detecção da doença pelo plano de saúde ainda é um
desafio.
De 1º a 17 de janeiro, foram registradas 175 queixas na Agência Nacional
de Saúde (ANS) referentes à negativa de cobertura desses testes. Em dezembro,
no mesmo período, foram 38.
Segundo o jornal o Globo, a demora para o agendamento do exame levou uma
analista comercial de 37 anos, que não quis se identificar por usar o plano da
empresa, a recorrer a um posto de saúde de Niterói, onde mora.
"Dizem que o sistema privado de saúde é cada vez mais necessário
para que o sistema público não colapse, mas a minha sensação é de que, neste
momento, a saúde pública está nos tratando infinitamente melhor", diz a
analista.
A ANS aprovou, na última quarta-feira (19), a inclusão de mais um exame
para detecção da Covid no rol de cobertura obrigatória pelos planos de saúde, o
teste de antígeno, o famoso teste rápido, que fornece o resultado em até 15
minutos.
Paulo Roque, diretor do Brasilcon, diz que em caso de recusa de
cobertura o consumidor deve acionar a ANS e os órgãos de defesa do consumidor.
"Se o descumprimento for em massa, pode-se acionar até o Ministério
Público", explica.