Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Saúde

Publicada em 19/10/24 às 21:28h - 4 visualizações
Depois do RN, dez pessoas perdem a visão por infecção após cirurgia de catarata em Belém
https://www.radiombfm.com.br/noticias/saude/156629,depois-do-rn-dez-pessoas-perdem-a-visao-por-infeccao-apos-cirurgia-de-catarata-em-belem

metro1

Divulgação  (Foto: reprodução)

Depois do RN, dez pessoas perdem a visão por infecção após cirurgia de catarata em Belém

A Secretaria de Saúde de Belém, no Pará, interditou o centro cirúrgico da clínica em que 24 pacientes, também submetidos a cirurgia de catarata, tiveram uma infecção.

 

Depois do caso do Rio Grande do Norte (RN), que teve 15 pessoas infectadas em mutirão de cirurgias de catarata após falha de esterilização, a Secretaria de Saúde de Belém, no Pará, interditou, nesta sexta-feira (18), o centro cirúrgico de uma clínica em que 24 pacientes, também submetidos a cirurgia de catarata, tiveram uma infecção. Dez deles perderam a visão.

A interdição realizada pela Vigilância Sanitária de Belém na Clínica São Lucas, que tem convênio com o SUS, ocorreu depois que uma vistoria que identificou irregularidades no local, de acordo com reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo. Agora, a Secretaria de Saúde de Belém investiga problemas em procedimentos cirúrgicos oftalmológicos realizados na unidade de saúde, que, segundo a secretaria, tem estrutura física incompatível com o número de cirurgias realizadas.

Em 12 de junho, dos 41 pacientes atendidos, dois apresentaram complicações. No dia 1º de julho, a clínica realizou 40 cirurgias de catarata. Logo depois, 22 pacientes denunciaram sequelas. 

"A interdição se deu pela falta de comprovação e evidências de que o processo de esterilização de equipamentos tenha ocorrido durante os eventos de forma adequada. Não tivemos nenhuma comprovação de que isso tenha ocorrido, e também evidências de que a prática da lavagem de mãos tenha sido feita de forma adequada”, diz Pedro Ribeiro Anaisse ,secretário de Saúde de Pelém (PA).

A Clínica São Lucas declarou que os pacientes tiveram endoftalmite. É uma inflamação aguda no globo ocular causada por uma bactéria. Pode ocorrer pela falta de esterilização de instrumentos cirúrgicos ou pelo uso de materiais contaminados. A clínica declarou, ainda, que investiga o que teria causado a contaminação e que colabora com as autoridades e está indenizando os pacientes.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 385319 Usuários Online: 34


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados