Divulgação (Foto: ICB)
Instituto de Cegos da Bahia oferece atendimento
gratuito para diagnóstico precoce de Retinoblastoma em crianças
Ação acontece na sede do instituto, a partir das 7h, no bairro do
Barbalho, em Salvador
O Instituto de Cegos da Bahia, em parceria com a campanha De
olho nos olhinhos vai realizar, no próximo sábado (21),
atendimento especializado gratuito para crianças de 0 a 3 anos. O objetivo é
fazer prevenção e diagnóstico precoce do retinoblastoma, um tipo raro de câncer
ocular.
A ação acontece, a partir das 7 horas, na sede do instituto, no
bairro do Barbalho, em Salvador. O agendamento deve ser feito através do número
(71) 3242-1073 e terá capacidade total para cerca de 120 atendimentos. O
retinoblastoma afeta principalmente crianças com idade inferior a 5 anos e,
embora seja uma doença grave, as chances de cura podem chegar a 95% dos casos,
quando é feito o diagnóstico precoce.
De acordo com a coordenadora de saúde do Instituto de Cegos da
Bahia, Fátima Neri, o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento
da doença, pois quanto mais cedo for detectada, maiores são as chances de cura
e preservação da visão do paciente. Por isso, é importante que os pais e/ou
responsáveis estejam atentos aos sinais.
“Um dos mais comuns é o reflexo pupilar branco, também conhecido
como ‘reflexo do olho de gato’ ou leucocoria, que pode ser observado em fotos
tiradas com flash. Outros sintomas incluem o estrabismo (olhos desalinhados),
vermelhidão ou inchaço no olho, pupilas de tamanhos diferentes e visão
diminuída ou borrada. A detecção precoce desses sinais é crucial para o sucesso
do tratamento. A doença é descoberta durante exames de rotina no pediatra ou no
oftalmologista, através de exames como ultrassonografia ocular e ressonância
magnética”, explica Neri
Campanha
A campanha De olho nos olhinhos foi
criada pelo jornalista Tiago Leifert e sua esposa, Daiana, após a filha do
casal Lua Leifert ter sido diagnosticada com o retinoblastoma, em 2021. Quando
descobriram, o quadro de Lua já estava avançado.
No primeiro momento, a família decidiu enfrentar a doença de
forma silenciosa, somente em 2022 que o apresentador veio a público por meio
das suas redes sociais para falar sobre a situação. Na ocasião, o comunicador
lançou a campanha em parceria com o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança
com Câncer (Graacc), para promover a conscientização e a prevenção da
doença.