Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Saúde

Publicada em 20/07/24 às 22:33h - 11 visualizações
Pediatra diz que pais de criança com Síndrome de Patau devem viver cada momento do bebê
https://www.radiombfm.com.br/saude/pediatra-diz-que-pais-de-crianca-com-sindrome-de-patau-vivem-uma-serie-de-desafios/

muitainformacao

Divulgação  (Foto: reprodução)

Pediatra diz que pais de criança com Síndrome de Patau devem viver cada momento do bebê

Convidada do Podcast do Portal M!, Katiaci Araújo explica como prosseguir depois do

 

A médica pediatria Katiaci Araújo, especializada em neonatologia e graduada há 40 anos pela Ufba, é a convidada do Podcast do Portal M! para falar sobre a Síndrome de Patau. A enfermidade, considerada rara e muito grave, causou a morte prematura de Arthur, de apenas 11 meses, filho do cantor Zé Vaqueiro, no último dia 8.

A doença ocorre quando o cromossomo 13 apresenta três cópias em algumas ou em todas as células que constituem o organismo. A maioria das células que formam o corpo humano possui 23 pares de cromossomos. É ali que estão guardadas todas as informações genéticas que definem as características físicas e a propensão a determinadas doenças.

Em indivíduos acometidos pela Síndrome de Patau, porém, o 13º cromossomo possui uma cópia a mais (três, em vez de duas), e é isso que vai provocar uma série de problemas durante o desenvolvimento do bebê na gestação e logo após o parto.

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) calcula que a doença acomete um bebê a cada 4 mil nascimentos. Já os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH) estimam que menos de 50 mil americanos têm o problema, atualmente. Não existem estatísticas brasileiras a respeito da Síndrome de Patau.

Segundo Katiaci Araújo, que coordena o Serviço de Neonatologia do Hospital Aliança/Rede D’Or, a síndrome não pode ser considerada “incompatível com a vida”, portanto a interrupção da gestação, mesmo após o diagnóstico da doença, não pode ser realizada.

O conselho da médica para o pós-diagnóstico é que os pais sejam acolhidos, recebam informações completas e precisas, além de que seja disponibilizado para o casal um suporte multidisciplinar, incluindo obstetras, geneticistas, neonatologistas, cardiologistas e outros especialistas, a depender da má formações apresentadas pelo bebê.

Os pais ou responsáveis pelas crianças com Síndrome de Patau vivem uma série de desafios complexos, que afetam muito o lado emocional.

“Não é fácil receber o diagnóstico de Síndrome de Patau. É uma situação devastadora mesmo. Essa notícia traz sentimentos de tristeza, de desespero. Alguns pais vivenciam o luto antecipado, sabendo que a expectativa de vida do filho é limitada”, afirma a especialista.

Katiaci deixa uma mensagem importante para as famílias que receberam esse diagnóstico: “Peçam ajuda. Aceitem toda e qualquer ajuda. Acolham seu bebê. Estejam seguros de que não existem culpados diante dessa situação. Vivam intensamente cada momento da vida desta criança”.

Confira íntegra do podcast:


 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 390214 Usuários Online: 2421


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados