Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Saúde

Publicada em 03/03/24 às 18:55h - 23 visualizações
Fibromialgia: pacientes enfrentam dificuldades no diagnóstico e lutam por benefícios
https://www.radiombfm.com.br/post/89129-fibromialgia--pacientes-enfrentam-dificuldades-no-diagnostico-e-lutam-por-beneficios-

muitainformacao

Divulgação  (Foto: reprodução)

Fibromialgia: pacientes enfrentam dificuldades no diagnóstico e lutam por benefícios

Doença crônica se manifesta em cerca de 2% a 12% da população adulta no Brasil

Ainda desconhecida do grande público, a fibromialgia é uma doença crônica que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, se manifesta em cerca de 2% a 12% da população adulta no Brasil. Acomete principalmente mulheres entre 30 e 55 anos de idade, embora, com menor frequência, possa também ser diagnosticada em crianças, adolescentes e idosos.

O conceito de 'dor generalizada' nem sempre é bem compreendido e ainda hoje é mal diagnosticado. O Portal M! conversou com o médico reumatologista da Rede D'Or/Hospital São Rafael, em Salvador, Jairo Brandão, sobre o assunto.

"Não existe uma causa especifica da doença. É como se [o paciente de fibromialgia] tivesse uma alteração no processamento central do estimulo doloroso. São pessoas que sofrem de dores difusas intensas, que não há uma causa determinada e nem existem alterações laboratoriais e de exames de imagens que justifiquem aquelas dores", explicou o especialista.

Segundo ele, além do quadro doloroso da fibromialgia, existem situações associadas, como fadiga crônica, quadros de depressão, transtornos de ansiedade, estresse pós-traumático e falta de qualidade no sono.

"O diagnóstico da doença é clínico, não há a necessidade de um exame ou comprovação diagnostica dessa condição. E para o paciente, é sempre traumático passar por vários médicos, fazer vários exames e não constatar alterações, [ser], por vezes, tratado como uma coisa menor, mas que, na verdade, é grande e traz muito sofrimento", completou o médico.

O tratamento para a diminuição das dores consiste em educar o paciente no sentindo de esclarecer o que ele tem e as condições que levam àquela situação. Medicamentos antidepressivos podem, muitas vezes, se tornar necessários, segundo o reumatologista.

"O item fundamental é o exercício aeróbico progressivo. Pode até parecer estranho que a pessoa com muita dor faça exercício, mas, se ele não se movimentar, pode piorar. Caminhadas, natação, hidroginástica, ou até exercícios em academia adequados aquele paciente", ressaltou.

A fibromialgia é mais comum nas mulheres muitas vezes por fatores hormonais, porém não existe uma explicação especifica.

Dificuldades de receber benefícios 

Segundo o reumatolista ouvido pelo Portal M!, como a fibromialgia é mais difícil de ser diagnosticada e comprovada por exames e laudos, os pacientes enfrentam muitas dificuldades para conseguir benefícios do poder público.

"Isso é uma situação extremamente delicada no nosso dia a dia. Se o paciente diz ter qualquer melhora, ele pode ser cortado da Previdência. Além disso, na maioria das vezes ele não conseguem o benefício [auxílio-doença]", lamenta o reumatologista Jairo Brandão.

Carteira para Pessoas com Fibromialgia

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou a Carteira para Pessoas com Fibromialgia. O documento faz parte do Programa Municipal de Cuidados para Pessoas com Fibromialgia (PCPF) e visa facilitar o atendimento preferencial em diversos serviços.

A titular da SMS, Ana Paula Matos, destacou que a iniciativa facilitará o atendimento prioritário desses pacientes "diante da intensidade das dores invisíveis aos olhos".




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 391930 Usuários Online: 4131


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados