Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Saúde

Publicada em 19/01/24 às 22:13h - 12 visualizações
Após enquete sobre vacinas, CFM vira alvo de críticas de entidades médicas e objeto de ação judicial
https://www.radiombfm.com.br/noticias/brasil/145316,apos-enquete-sobre-vacinas-cfm-vira-alvo-de-criticas-de-entidades-medicas-e-objeto-de-acao-judicial

metro1

Divulgação  (Foto: reprodução)

Após enquete sobre vacinas, CFM vira alvo de críticas de entidades médicas e objeto de ação judicial

A deputada Luciene Cavalcante (Psol-SP) pediu ao Ministério Público Federal (MPF) investigue CFM após órgão lançar enquete sobre vacinação contra covid-19 em crianças

 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) abriu, em sua página na internet nesta semana, uma enquete para avaliar a opinião de médicos sobre a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 em crianças. A iniciativa não agradou entidades da área. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI) e a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) já questionaram a enquete, que virou, inclusive, objeto de ação judicial. 

As entidades alegam que a pesquisa pode ter como efeito lançar dúvidas sobre a imunização ou acabar estimulando a recusa paterna quanto à vacinação. A SBH, por exemplo, defende que a enquete contraria os princípios científicos que guiam a profissão, já que “a utilização de vacinas [...] devem ser testadas seguindo rigorosamente as normas científicas vigentes e que opiniões pessoais sejam reservadas para outro tipo de contexto”. 

O jornalista Hélio Schwartsman foi outro que criticou a iniciativa do CFM, em seu artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo. Para ele, inclusive, os problemas do CFM no que diz respeito a validações científicas não são uma novidade

“Não é de hoje que o CFM se tornou linha auxiliar de promoção do bolsonarismo. A autarquia ainda defende a prescrição "off label" de cloroquina para Covid. Fá-lo em nome da autonomia médica. Mas tentou há pouco baixar uma resolução que limitava severamente a autonomia de médicos para receitar canabidiol "off label", um dos princípios ativos da maconha que vem sendo cada vez mais utilizado”, escreveu o jornalista.

A deputada Luciene Cavalcante (Psol-SP) pediu ao Ministério Público Federal (MPF) que investigue CFM. A parlamentar solicitou também que a pesquisa seja suspensa, e o presidente da entidade, processado.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 387627 Usuários Online: 2329


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados