Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Política

Publicada em 02/07/23 às 09:58h - 16 visualizações
Bruno Reis diz que violência pode ter afetado resultados do IBGE
https://www.radiombfm.com.br/post/77862-bruno-reis-diz-que-violencia-pode-ter-afetado-resultados-do-ibge

muitainformacao

divulgação  (Foto: Equipe M!)

Bruno Reis diz que violência pode ter afetado resultados do IBGE

Na avaliação do prefeito, muitos recenseadores não conseguiram chegar às casas das pessoas em função do cenário de violência

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) afirmou neste domingo (2), durante participação no desfile cívico da Independência do Brasil na Bahia, que os números apontados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para uma redução nos moradores de Salvador, podem ser fruto da violência na capital. Reis disse ainda que, por conta da violência, muitos recenseadores não conseguiram chegar às casas das pessoas.

"O que tenho visto são pessoas saindo da cidade por conta da violência, que é cada vez maior. E muitos recenseadores não conseguiram chegar efetivamente às casas das pessoas, porque a polícia não garantiu que eles pudessem entrar em virtude da guerra do tráfico, do comando do tráfico, das barreiras que existem nos bairros, que inclusive impedem as pessoas de circular nos bairros para visitar suas famílias", apontou o prefeito.

Na ocasião, Reis também afirmou que, apesar do resultado, haverá um aumento no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O prefeito também ressaltou que o IGBE pode ter "tido dificuldades" em extrair a realidade.

"Do ponto de vista financeiro, nenhum [impacto]. Pelo contrário, vamos aumentar a nossa arrecadação. É evidente que esses números, com todo respeito ao IBGE, com respeito à tradição do IBGE, mas pode ter tido dificuldades dos recenseadores em extrair a realidade. Se você for ver, nesses últimos 12 anos, o número de eleitorado aumentou, pessoas que usam o SUS aumentou significativamente, usuários dos programas sociais, então é evidente que vamos aguardar a análise final desses números", afirmou.

"Do ponto de vista das finanças, vamos aumentar nossa participação no FPM, por conta desses números. Mantivemos a mesma faixa, e em outros critérios crescemos, e isso vai permitir termos mais recursos para administrar a cidade", complementou.

Ausência de ACM Neto

Na ocasião, o prefeito Bruno Reis também falou sobre a ausência do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) na celebração da Independência. Segundo Reis, Neto avaliou que não deveria participar dos festejos neste ano.

"Ele avaliou que não deveria participar neste ano, e eu respeito a decisão dele. Estamos aqui. Todo o nosso time, para jogar tapete azul na Avenida, da Lapinha até o 2 de julho", disse.

Perguntado se o seu grupo político ficaria "enfraquecido", já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará do cortejo em uma demonstração de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), o prefeito de Salvador ressaltou que é momento de "agradecer aos heróis da Independência" e apontou que a eleição é apenas no "ano que vem".

"O povo veio para a rua prestar homenagens à história, para agradecer aos heróis da Independência. Se hoje, o Brasil é essa democracia, foi justamente por esse momento. Estou de bem com a vida, com as pessoas, tenho certeza que durante o percurso vamos receber as palavras de carinho, apoio e estimulo, para seguirmos em nossa caminhada. Esse não é um ano eleitoral, eleição é ano que vem, falta mais de um ano. Ando essa cidade todos os dias, ninguém fala de eleição, as pessoas querem solução para os seus problemas, querem ver as coisas acontecendo", afirmou.

Independência

Já sobre a celebração da Independência, Reis destacou que se trata da data "mais importante da nossa história". Reis também disse que é uma "dádiva" ser prefeito de Salvador, em meio à celebração dos Bicentenário da Independência.

"200 anos da Independência da Bahia e, consequentemente do Brasil, porque é quando foi consolidado. Para mim, é uma dádiva de Deus estar vivendo a felicidade de ser prefeito neste momento, e estar podendo organizar esses festejos, que tem uma importância muito grande, para valorizar, preservar, resgatar nossa história, homenagear os heróis da Independência, para contar essa história para as gerações futuras. Não tenho dúvidas de que é uma data inspiradora", afirmou.

Conforme o prefeito, a Bahia sempre foi "decisiva nos momentos importantes do Brasil", fato que é confirmado pela "história" e também no "presente".

"Que esse 2 de Julho possa ser uma data histórica, como será seus 200 anos e que sirva de inspiração para todos nós".



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 388025 Usuários Online: 237


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados