divulgação (Foto: Divulgação/Secom PMS)
Bruno festeja aprovação do subsídio para transporte no Senado:
"Pode evitar aumento da tarifa"
Projeto de Lei prevê R$ 5 bilhões aos
municípios, e prefeito de Salvador promete: "Vamos continuar as
articulações na Câmara"
O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (16), o Projeto de Lei que
prevê a transferência de R$ 5 bilhões, por ano, do Governo Federal para os
municípios, a fim de garantir transporte coletivo gratuito aos idosos. A
proposta cria o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em
Áreas Urbanas (PNAMI). O texto segue para a Câmara dos Deputados.
O PL atende ao pleito de prefeitos, que estão trabalhando desde o ano
passado na construção de uma alternativa para financiar a gratuidade.
"Vamos continuar as articulações para aprovação na Câmara", afirmou o
prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), que acompanhou a votação no Senado e
comemorou a aprovação da matéria.
"A aprovação desta matéria vai permitir o subsídio das gratuidades,
repassando algo em torno de R$ 64 milhões à nossa cidade, o que, inclusive,
pode evitar que nós tenhamos aumento da tarifa no transporte público este
ano", explicou Bruno. Atualmente, a tarifa custa R$ 4,40.
A Constituição Federal já garante o transporte coletivo urbano gratuito
às pessoas com mais de 65 anos. No entanto, os prefeitos argumentam que, para
cumprir a regra e custear o benefício aos idosos, precisarão aumentar o valor
da tarifa dos ônibus coletivos.
A proposta é de autoria dos senadores Nelsinho Trad (PSD-MS) e Giordano
(MDB-SP) e foi relatada pelo líder do MDB, Eduardo Braga (AM).
"Para chegar a esse número, partiu-se da população com mais de 65
anos no Brasil, de 9,2 milhões de indivíduos. Supondo que cada idoso, em média,
faça cinco viagens de ida e volta por mês, teríamos um total de 120 viagens por
ano. Multiplicando esse valor por R$ 4,50 como preço médio da tarifa, chega-se
a R$ 4,968 bilhões", detalhou Braga.
Esse impacto nas contas do governo será custeado pela vinculação do
programa aos royalties do petróleo a que a União tem direito.
"Em 2021, por exemplo, somente a parcela dos royalties apropriada
pela União superou R$ 11 bilhões, mais que o dobro do que se projetava",
disse o relator.
Para ser beneficiado, o município precisa comprovar que possui sistema
de transporte público coletivo próprio. Caso contrário, os recursos irão
primeiro para os estados e os entes vão repassá-los às cidades. Os repasses
serão proporcionais à quantidade de idosos de cada local.