divulgação (Foto: Valter Pontes/Secom)
Prefeitura de Salvador assina termo para início das obras do 2º trecho
do BRT
Cerimônia ocorreu no Parque da Cidade
A Prefeitura de Salvador vai iniciar as obras do Trecho 2 do BRT, e as
primeiras intervenções serão realizadas entre as avenidas Lucaia, Garibaldi e
Vasco da Gama. A autorização para a ação foi assinada durante cerimônia
ocorrida nesta sexta-feira (10), no Parque da Cidade, no Itaigara. Estiveram
presentes o prefeito Bruno Reis (União Brasil), os ministros do Desenvolvimento
Regional, Rogério Marinho, e da Cidadania, João Roma (Republicanos), dentre
outras autoridades.
A programação inicial envolve a execução de dois elevados, macrodrenagem
do canal do Lucaia e do canal do Camarajipe, sistema viário em pavimento
flexível (asfalto) no entorno do viaduto da Garibaldi e na Rua Lucaia,
incluindo trecho da Avenida Waldemar Falcão, que conta ainda com a contenção com
cortina atirantada.
"Toda a obra do BRT soma cerca de R$ 600 milhões. Já temos a
primeira etapa concluída, a terceira em plena execução e esta que está sendo
autorizada hoje, de todo o Trecho 2, que vai concluir todo o complexo do
sistema. Essa obra se destaca pelos elevados no cruzamento das avenidas Vasco
da Gama e Garibaldi, eliminando totalmente os engarrafamentos crônicos desta
região", pontuou Reis.
Com previsão de entrega para o final de 2023, a intervenção em todo o
Trecho 2, da Lapa ao Parque da Cidade, abrange 7 km e tem investimento de R$
203 milhões, oriundos de financiamento da Caixa Econômica Federal, Orçamento
Geral da União e recursos próprios da Prefeitura, com obras executadas pelo
Consórcio Engetec/PCE.
Benefícios previstos
As intervenções vão proporcionar benefícios como o fim do cruzamento da
Garibaldi com a Vasco da Gama. Além disso, o sistema viário vai atender o
aumento de demanda que resulta do funcionamento do Hospital Mater Dei, com
previsão de inauguração para fevereiro de 2022.
"Este é o novo centro comercial da cidade, com novos
empreendimentos habitacionais e comerciais, onde, diariamente, transitam 70%
dos transportes públicos, além de 40% dos veículos que circulam pela cidade.
Esta obra resolve, de uma só vez, três problemas: mobilidade, transporte
público e um passivo histórico de infraestrutura da região que, em dias de
chuva, possuía alagamentos que prejudicavam bastante o trânsito", destacou
Bruno Reis.