Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Política

Publicada em 19/05/24 às 20:20h - 7 visualizações
Proposta de regulamentação da tributária segue parada na Câmara desde abril
https://www.radiombfm.com.br/noticias/politica/150327,proposta-de-regulamentacao-da-tributaria-segue-parada-na-camara-desde-abril

metro1

Divulgação  (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Proposta de regulamentação da tributária segue parada na Câmara desde abril

Ainda no primeiro semestre, o governo planeja aprovar a proposta na Câmara e, tentar aprová-la no Senado, em agosto

 

Há quase um mês, o texto da regulamentação da reforma tributária sobre o consumo está estagnado na Câmara dos Deputados, sem previsão de instalação do grupo de trabalho para discutir o tema. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregou a proposta ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em 24 de abril e, desde então, segue sem atualizações. 

Após levar o texto a Lira, Haddad alegou que o presidente da Casa Baixa havia se comprometido a votar o texto ainda no primeiro semestre. No entanto, o prazo começa a ficar apertado, visto que no mês de junho, os deputados costumam viajar para festas de São João no Nordeste, além de intensificar as pré-campanhas para as eleições municipais.

Durante a semana, Lira afirmou que os nomes do grupo de trabalho seriam revelados na última quarta-feira (15), mas ainda não ocorreu. A expectativa é de que os parlamentares escolhidos debatam a matéria em até 50 dias com setores envolvidos e membros da sociedade civil.

“Devemos ter cuidado com todas as entidades que acham que devem ter alíquotas diferenciadas”, disse o presidente da Câmara, que reforçou o compromisso de aprovar o texto até julho, na tentativa de que chegue ao Senado Federal em agosto.

Ainda no primeiro semestre, o governo planeja aprovar a proposta na Câmara e, no segundo, tentar aprová-la no Senado. Porém, ainda sem a definição do grupo de trabalho, há riscos do texto ficar paralisado até as eleições municipais, em outubro.

O Congresso Nacional não deve ter votações relevantes, pois os deputados e senadores estarão concentrados em seus redutos eleitorais para o pleito municipal.

Regulamentação

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui a reforma tributária foi aprovada e promulgada no fim de 2023. O projeto de lei complementar, enviado pela equipe econômica, regulamenta detalhes da reforma que prevê isenção das alíquotas do IBS e do CBS, sobre alimentos que compõem a cesta básica. No entanto, o número de produtos isentos está limitado a 15.

Itens como cigarros, bebidas alcoólicas e açucaradas, veículos poluentes, extração de minério de ferro, petróleo e gás natural, estarão sujeitos à cobrança do Imposto Seletivo, conhecido como “imposto do pecado”. A intenção é desencorajar o consumo de produtos que possam provocar mal à saúde ou ao meio ambiente.

Outra sugestão da regulamentação é a devolução de parte dos impostos pagos pela população, chamado “cashback do povo”, que será destinada às famílias que recebem até meio salário mínimo.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 389855 Usuários Online: 2062


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados