Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Política

Publicada em 08/05/24 às 21:06h - 8 visualizações
Senado deve analisar PL que criminaliza apologia a tortura e ditadura na próxima semana
https://www.radiombfm.com.br/noticias/brasil/149856,senado-deve-analisar-pl-que-criminaliza-apologia-a-tortura-e-ditadura-na-proxima-semana

metro1

Divulgação  (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Senado deve analisar PL que criminaliza apologia a tortura e ditadura na próxima semana

O senador Rogério Carvalho afirma que existem “diferenças imprescindíveis entre liberdade de expressão e apologia ao crime”

 

A Comissão de Defesa da Democracia do Senado Federal deve analisar na próxima quarta-feira, 15, o projeto de lei do senador Rogério Carvalho (PT-SE) que torna crime a apologia à tortura e à ruptura democrática no Brasil. No texto, as condutas são inclusas no Código Penal e prevê pena de detenção de três a seis meses e pagamento de multa. A sessão de apreciação da proposta seria essa semana, mas precisou ser adiada. 

O projeto, apresentado pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), veta a publicação ou disseminação, em ambiente virtual ou não, de material que incite crimes ou exalte criminosos, bem como a tortura, torturadores e a instauração de regime ditatorial.

Em caso de infração cometida por agente político, membro do Poder Judiciário ou do Ministério Público, a pena é agravada e pode chegar a um ano de detenção. Se comprovada a utilização de perfis falsos nas redes sociais ou o emprego de “robôs”, a pena pode ser aumentada pela metade.

Rogério Carvalho sustenta haver “diferenças imprescindíveis entre liberdade de expressão e apologia ao crime”. Segundo o parlamentar, enquanto a liberdade de expressão é um direito previsto na Constituição, existem “crimes que podem ser cometidos através da palavra”, como o racismo e a injúria, que não só ofendem, mas captam “grupos radicais que difundem discurso de ódio travestidos de liberdade de pensamento”.

Ainda ressalta que a liberdade de expressão deve ser diferenciada das práticas que “ameaçam cercear as demais liberdades" e que, “num momento de crise política”, a democracia seja protegida. 

O projeto precisa passar pelas comissões de Segurança Pública e Constituição e Justiça do Senado. Se aprovado, segue para a Câmara dos Deputados e, posteriormente, para sanção presidencial.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 385092 Usuários Online: 125


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados