Divulgação (Foto: Dalton Soares/TV Bahia)
Funcionária de restaurante de Salvador
transfere R$ 11 mil por engano e destinatário nega devolução de quantia
Homem afirmou que precisava do dinheiro, usou para pagar contas
em atraso e alegou que não tem mais o valor, por isso não seria possível
devolvê-lo
Uma funcionária de um restaurante em Salvador realizou uma transferência
bancária para uma conta incorreta e não conseguiu recuperar os R$ 11 mil
transferidos, pois a pessoa que recebeu a quantia afirmou ter gastado o valor.
Conforme apuração do G1 Bahia, o incidente ocorreu na última
segunda-feira (22), no bairro do Rio Vermelho. Nesta segunda-feira (29), o
delegado Nilton Borba, encarregado do caso, afirmou em uma entrevista à TV
Bahia que a situação está sendo investigada como furto e apropriação indébita.
O indivíduo que recebeu o dinheiro foi convocado para a delegacia
e prestou depoimento. Medidas policiais foram tomadas e o caso será encaminhado
à Justiça.
Segundo o delegado Nilton Borba explicou, a funcionária cometeu
um equívoco ao digitar o código de Discagem Direta à Distância (DDD) ao
realizar a transferência via PIX, usando um número de telefone como chave.
O delegado também informou que o restaurante entrou em contato
com o homem no mesmo dia para recuperar o valor e, quando ele percebeu o erro,
tentou sacar o dinheiro em uma agência bancária.
"Ele tentou sacar o dinheiro em espécie, mas não conseguiu
e transferiu para contas de terceiros. Ele fez isso ciente do equívoco
cometido, sabendo que o dinheiro não lhe pertencia", disse o delegado.
Ao ser convocado para depor na delegacia, o homem alegou necessidade
do dinheiro e o utilizou para pagar dívidas pendentes. Ele afirmou não possuir
mais a quantia e não ter condições de devolvê-la ao restaurante.
"Ele foi indiciado por esses crimes [furto e apropriação
indébita]. O procedimento será concluído ainda nesta semana e encaminhado à
Justiça. Posteriormente, será enviado ao promotor do Ministério Público, que
irá analisar, formular a denúncia e então encaminhá-la ao juiz para
apreciação", explicou o delegado.
De acordo com o consultor do Banco Central, Breno Lobo, caso
alguém cometa um erro ao realizar uma transferência, deve tentar entrar em
contato com o destinatário para recuperar o valor. Durante a transação, o
usuário tem acesso aos dados pessoais do recebedor, como nome completo e
agência bancária.
Se a solicitação de devolução for negada, o remetente deve
registrar um boletim de ocorrência e buscar assistência judicial.