Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Municipios

Publicada em 02/10/23 às 21:08h - 11 visualizações
Funcionários de fazenda são resgatados em situação análoga a escravidão no extremo sul da Bahia
https://www.radiombfm.com.br/post/82125-funcionarios-de-fazenda-sao-resgatados-em-situacao-analoga-a-escravidao-no-extremo-sul-da-bahia

muitainformacao

Divulgação  (Foto: Reprodução)

Funcionários de fazenda são resgatados em situação análoga a escravidão no extremo sul da Bahia

Segundo o MPT, as vítimas eram submetidas a jornadas exaustivas de trabalho e não eram pagos corretamente em Teixeira de Freitas

O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou, nesta segunda-feira (2), que resgatou dois funcionários que estavam em situação de trabalho análogo a escravidão em uma fazenda em Medeiros Neto, no extremo sul da Bahia. De acordo com apuração do G1 Bahia, o resgate ocorreu na última quinta-feira (26).

Conforme o MPT-BA, as vítimas atuavam na pecuária e cumpriam jornadas exaustivas de trabalho. Ainda segundo o órgão, os funcionário não eram pagos corretamente e não tinham carteira de trabalho assinada.

Além disso, o alojamento em que viviam não tinha banheiro ou chuveiro e apresentava péssimas condições de conservação e limpeza. Após o resgate, os dois homens tiveram auxílio da assistência social do município, onde receberam alojamento, alimentação e suporte de saúde.

Um dia depois, na sexta-feira (27), as vítimas receberam do dono da fazenda o pagamento de toda a verba rescisória calculada pelos auditores Fiscais do Trabalho. Na ocasião, também foram providenciados os documentos para que eles recebam o seguro-desemprego especial por três meses, período em que serão assistidos para recolocação de forma digna no mercado de trabalho, segundo o MPT-BA.

O órgão também revelou que o dono da Fazenda assinou com a Defensoria Pública da União e o próprio MPT, um documento onde se compromete a cumprir rigorosamente a lei trabalhista na contratação de empregados.

Durante a inspeção, foram encontradas irregularidades envolvendo outros três empregados da mesma propriedade rural, que também foram beneficiados no termo de ajuste de conduta. Embora esses trabalhadores sofressem com outras irregularidades, não viviam situação de degradação que pudesse levar à configuração de trabalho escravo.

Segundo o MPT-BA, os valores pagos não foram divulgados para preservar a integridade das vítimas, que vivem em situação de vulnerabilidade social.

A operação de resgate contou também com equipes da Defensoria Pública da União (DPU), da Superintendência Regional do Trabalho e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 389467 Usuários Online: 1674


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados