Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Municipios

Publicada em 17/02/22 às 20:31h - 21 visualizações
Atrasadas, obras de esgotamento sanitário deixam ruas de Lauro de Freitas esburacadas
https://www.radiombfm.com.br/noticias/bahia/119286,atrasadas-obras-de-esgotamento-sanitario-deixam-ruas-de-lauro-de-freitas-esburacadas

Metro1

divulgação  (Foto: Divulgação)

Atrasadas, obras de esgotamento sanitário deixam ruas de Lauro de Freitas esburacadas

Obras começaram a ser cogitadas em 2007, mas só em 2019 foi firmado um acordo entre prefeitura e Coelba

 

Com mais de 200 mil habitantes, Lauro de Freitas, não possui, até hoje, uma rede completa de esgotamento sanitário. Em muitos bairros, os dejetos da população vão cair direto nos rios da cidade. “Os rios daqui são todos poluídos, é quase um lixão a céu aberto”, considera o advogado Gustavo Ferraz, 50, morador do bairro de Vilas do Atlântico. 

A solução para este problema parecia estar próximo quando, em 2007, a então prefeita Moema Gramacho  (PT) iniciou o processo de captação de recursos para as obras de esgotamento sanitário na cidade. Mas mais de 10 anos depois, as obras nem sequer foram finalizadas, como ainda geram transtornos para a população.

A novela envolvendo o projeto já perdura por muito tempo. Em 2019, finalmente, a prefeitura e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) firmaram um acordo de “gestão associada”. A Embasa, então, contratou por uma licitação a empresa Pejota Construções e Terraplanagem LTDA para realizar as obras de esgotamento sanitário em parte da cidade.

O que não era esperado é que as obras iriam trazer ainda mais transtornos. Imagens feitas por moradores mostram que as ruas se tornaram espécies de ‘campos minados’. Em algumas delas, há buracos por praticamente toda a extensão da via. “Começaram a esburacar a cidade inteira. A chuva veio no verão e não tem nenhum tipo de manutenção no asfalto”, se queixa o morador Gustavo Ferraz.

A Embasa, responsável pela fiscalização das obras, também cita a chuva para justificar a presença dos buracos. Segundo a empresa, por causa das chuvas que caíram desde novembro do ano passado, os serviços de repavimentação das vias localizadas nos bairros do Centro, Jockey Club e Pitangueiras foram afetados. Ferraz rebate a justificativa: “Tem semanas e semanas que não choveu e tá lá do mesmo jeito”. 

Em nota, a Embasa acrescenta que está seguindo um cronograma juntamente com a empresa Pejota. “Nos próximos dias, e até o final deste mês, serão recuperados, por exemplo, trechos das ruas Milena Ramone, Afonso Pena, Nilton Santos, São Raimundo, Ailton Lins, Bernadino dos Santos, dentre outras”, promete.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 390198 Usuários Online: 2405


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados