divulgação (Foto: Reprodução)
MP entra com
ação na Justiça pedindo que Unifacs crie setor de atendimento para erros
eletrônicos
O Ministério Público do Estado da
Bahia (MP-BA) entrou com uma ação na última quarta-feira (8) para que a Justiça
obrigue a Universidade Salvador (Unifacs) a criar um setor de atendimento
presencial e virtual para atender demandas de alunos relacionadas com
"erros dos novos sistemas eletrônicos" da instituição.
A ferramenta seria
sem custos para os estudantes. De acordo com o pedido, a universidade deve devolver
em dobro os valores comprovadamentes pagos por conta de cobranças indevidas.
Pessoas que tiveram
prejuízos causados pelos sistemas eletrônicos e que comprovem a situação também
deverão ter os contratos rescindidos, sem custos.
A promomotoria
apurou problemas que “passaram a ocorrer após aquisição da Unifacs pelo Grupo
Ânima Educação e consequente alteração dos sistemas financeiros e acadêmicos
para a plataforma Ulife”.
A ação relata que o
novo sistema, implantado em janeiro desse ano, “gerou severos desconfortos à
comunidade acadêmica, pois, ao que tudo indica, a transferência dos dados não
acompanhou a urgência e dinamismo das necessidades dos alunos”.
Dentre os
principais problemas noticiados nas representações dos alunos estão a
impossibilidade de realizar a rematrícula; indisponibilidade de matérias
próprias do semestre, devido à falta de instabilidade sistêmica; cobrança
indevida por matérias não cursadas ou por matrículas não efetuadas; cobrança a
estudantes sem dívidas.