Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Justiça

Publicada em 16/05/22 às 16:08h - 26 visualizações
Ministério Público vê ação violenta na cracolândia e abre inquérito
https://www.radiombfm.com.br/folha/noticia/166432-ministerio-publico-ve-acao-violenta-na-cracolandia-e-abre-inquerito.html

Bahia Noticias

divulgação  (Foto: Fábio Vieira / Metrópoles)

Ministério Público vê ação violenta na cracolândia e abre inquérito

 

Quatro promotores de Justiça em São Paulo vão investigar a ação policial que expulsou os usuários de drogas e prendeu traficantes na praça Princesa Isabel, onde ficava a cracolândia, na região central, na última quarta-feira (11).
 

De acordo com a portaria de instauração de inquérito civil, formalizada nesta segunda-feira (16), a ação da semana passada "tem grande semelhança com a operação 'dor e sofrimento', que tinha confessadamente o objetivo de criar uma situação de intenso sofrimento, causado pela violência física e psíquica aos dependentes químicos".
 

O documento do Ministério Público de São Paulo se refere à ação policial de 2012 que dispersou dependentes químicos do entorno da praça Júlio Prestes, onde ficava a cracolândia. Pela agressão contra os usuários, o episódio ficou conhecido como "operação dor e sofrimento". "Há que se lembrar que, depois de gastos milhões de reais, a operação em lume foi um rotundo fracasso", descreve a portaria.
 

Os promotores Reynaldo Mapelli e Arthur Pinto Filho (Direitos Humanos), Luciana Bergamo (Infância e Juventude) e Marcus Vinicius Monteiro dos Santos (Habitação e Urbanismo) afirmam que a recente operação foi mais violenta do que a realizada há uma década porque desta vez houve a morte de um homem.
 

Na última quinta-feira (12), Raimundo Nonato Fonseca Júnior, 32, foi baleado durante um tumulto. Um policial civil que acompanhava o deslocamento de usuários de drogas pelas ruas do centro é acusado de ter atirado contra o grupo. O DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa) investiga se o disparo matou o usuário de drogas.
 

Os promotores também afirmam no documento que "o número de dependentes químicos não se alterou nos últimos dez anos e que a cracolândia ainda conta com média de 500 pessoas durante o dia e 2.000 pessoas à noite".
 

Está previsto para os próximos dias o início de nova ação da Polícia Civil e da Prefeitura de São Paulo para coibir o tráfico e o uso de drogas no centro da cidade. Na nova estratégia, os agentes deverão abordar os dependentes químicos que estiverem consumindo crack na rua e os levar para a delegacia, de onde serão encaminhados para tratamento.
 

O inquérito civil irá apurar, entre outros detalhes, o trâmite da prefeitura para internar usuários de drogas. A Folha mostrou que o programa Redenção, da gestão municipal, encaminhou apenas duas pessoas a comunidades terapêuticas a partir de convênio com o governo estadual que prevê 59 vagas de internação.
 

Será investigado também o fato de que usuários, durante a operação policial, procuraram os equipamentos de saúde, que estavam fechados em horário de expediente, como noticiado pela Folha.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 387285 Usuários Online: 1989


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados