divulgação (Foto: Dario Durigan é executivo do WhatsApp no Brasil | Foto: Divulgação)
'Eleição
brasileira de 2022 é a mais importante do mundo para o Whatsapp', afirma
Durigan
O diretor de
políticas públicas do WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, ao assinar um termo de
cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), declarou que a
“eleição brasileira de 2022 é a mais importante do mundo para o Whatsapp”. O
documento foi assinado na manhã desta quarta-feira (30) para ampliar a oferta
de serviços ao cidadão, através do aplicativo de mensagens instantâneas,
através do telefone (71) 3373-7000.
Durante a coletiva, o diretor de políticas
públicas afirmou que os desafios para a eleição deste são grandes e cabe ao
Whatsapp, “comprometido com o Brasil, com a autoridade eleitoral brasileira e
com as leis do país”, trazer esse tipo de serviço e benefícios para toda a
população. “O Whatsapp não foge à sua responsabilidade e está aqui como prova
disso”, declarou.
Ainda nesta manhã, Dario Durigan afirmou que
“eleições íntegras não se faz sem um processo eleitoral muito seguro e tranquilo”
e que o objetivo da plataforma, pertencente a empresa Meta, “é poder contribuir
com o processo eleitoral de 2022”. “É a eleição mais importante do mundo para o
Whatsapp, a eleição brasileira de 2022. E o TRE da Bahia é o primeiro Regional
Eleitoral a ter essa parceria direta conosco, com serviços à cidadania como um
todo. Isso é um exemplo, é inovador, e o Whatsapp não poderia deixar de
prestigiar e ser parceiro e de estar junto neste dia”, frisou.
Durigan ainda
acrescentou que a ferramenta Maia no Whatsapp foi concebida para “diminuir
viralidade, levar incentivo para que as pessoas não compartilhem informações
falsas, boatos e verifiquem informações”. Através do Whatsapp, os eleitores
poderão ter acesso a serviços como: título de eleitor; emissão de certidões;
informações sobre Mesários; justificar ausência de voto; pagar multas
eleitorais; ter acesso a demais pagamentos e ressarcimentos; obter contato das
zonas eleitorais; fazer denúncias, reclamações ou elogios; ter acesso ao
protocolo de segurança contra a Covid-19; ter acessibilidade, através de
atendimento em vídeo com intérprete na Língua Brasileira de Sinais (Libras);
checar informações através da página Fato ou Boato; e ainda falar diretamente
com um atendente humano.