Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Justiça

Publicada em 05/12/24 às 22:44h - 7 visualizações
Responsabilidade das redes sociais por conteúdos volta a ser julgada por STF
https://www.radiombfm.com.br/noticias/justica/158554,responsabilidade-das-redes-sociais-por-conteudos-volta-a-ser-julgada-por-stf

metro1

divulgação  (Foto: reprodução)

Responsabilidade das redes sociais por conteúdos volta a ser julgada por STF

Corte avalia a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet, legislação que determina direitos e deveres para o uso da internet no país

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) resgata nesta quarta-feira (4) o julgamento dos casos relacionados à responsabilidade das empresas que gerenciam mídias sociais sobre conteúdos ilegais publicados por usuários das plataformas.

O julgamento teve início na semana passada e ainda não há um resultado definido. Apenas o ministro Dias Toffoli, que é o relator de um dos casos, começou a leitura do seu voto, que deverá ser concluído na sessão de desta quarta-feira (4). Outros dez ministros também participarão da votação. A Corte está avaliando a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), legislação que determina direitos e deveres para o uso da internet no país.

Conforme o artigo 19, as plataformas só podem ser responsabilizadas por publicações fora da legalidade de seus usuários caso, depois de uma decisão judicial, não tomem medidas para remover a publicação. Representantes das mídias sociais, na semana passada, defenderam a manutenção da responsabilidade apenas em casos de descumprimento de decisões judiciais, como é a prática atual. Eles argumentaram que já realizam a remoção de conteúdos ilegais de forma extrajudicial e que qualquer monitoramento prévio poderia ser considerado censura.

No entanto, os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli já indicaram que podem se posicionar a favor de medidas que exijam das redes sociais a remoção mais ágil de conteúdos ilegais. Moraes destacou que os eventos golpistas de 8 de janeiro de 2023 evidenciam a "falência" do sistema de autorregulação das redes sociais. Dias Toffoli, por sua vez, declarou que o Marco Civil da Internet conferiu imunidade às plataformas digitais.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 385510 Usuários Online: 222


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados