Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Justiça

Publicada em 20/09/24 às 22:54h - 8 visualizações
STF retoma julgamento que pode ampliar foro privilegiado nesta sexta-feira
https://www.radiombfm.com.br/noticias/politica/155421,stf-retoma-julgamento-que-pode-ampliar-foro-privilegiado-nesta-sexta-feira

metro1

Divulgação  (Foto: reprodução)

STF retoma julgamento que pode ampliar foro privilegiado nesta sexta-feira

O julgamento atinge deputados federais e senadores que respondem a processos na Corte

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (20) o julgamento virtual que pode estender o foro por prerrogativa de função, nome técnico do foro privilegiado para parlamentares e ministros de Estado. A análise foi suspensa em abril por um pedido de vista do ministro André Mendonça. 

Até o momento, o STF tem maioria de seis votos pela ampliação do foro e um contrário. O voto do ministro Gilmar Mendes prevalece no julgamento, que atinge deputados federais e senadores que respondem a processos na Corte. 

Conforme o entendimento, o foro privilegiado de um político permanece no Supremo se o crime for cometido durante o exercício da função de parlamentar. Essa é a regra válida atualmente. No entanto, no caso de renúncia, não reeleição ou cassação, o processo será mantido na Corte.

Além de Mendes, já votaram no mesmo sentido os ministros Dias Toffoli, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Restam os votos de quatro ministros. 

Mendonça abriu divergência e votou contra a ampliação do foro. Para o ministro, a prerrogativa de ser julgado pela Corte termina com o fim do mandato, e o caso deve ser enviado à primeira instância.

“O alargamento do foro por prerrogativa de função para período posterior ao fim do exercício do cargo ou função do agente político contraria a jurisprudência. Cessado o exercício do cargo ou função, cessa também o foro por prerrogativa de função do respectivo agente político”, explicou.

No momento, a Corte julga um habeas corpus protocolado pela defesa do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA). O parlamentar é acusado de “rachadinha”, uma vez que é investigado por ter cobrado parte do salário dos funcionários de seu escritório em 2013, quando ainda era deputado federal.

Ao longo do tempo, o político foi eleito vice-governador do Pará e senador, e o processo foi transferido entre as instâncias da Justiça. Outro recurso, da ex-senadora Rose de Freitas, também está sendo julgado.

O julgamento virtual será concluído na próxima sexta-feira (27). Na sessão virtual, os ministros depositam os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 386998 Usuários Online: 1703


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados