Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Justiça

Publicada em 19/08/24 às 22:58h - 9 visualizações
STF deve retomar discussões sobre legislação trabalhista do Brasil nesta semana
https://www.radiombfm.com.br/noticias/politica/154219,stf-deve-retomar-discussoes-sobre-legislacao-trabalhista-do-brasil-nesta-semana

metro1

Divulgação  (Foto: reprodução)

STF deve retomar discussões sobre legislação trabalhista do Brasil nesta semana

A Corte deve determinar o resultado do julgamento sobre a adesão do Brasil à Convenção 158 da OIT que trata sobre a demissão sem justa causa.

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar discussões sobre a legislação trabalhista do Brasil nesta semana. Entre as pautas, estão a constitucionalidade do contrato intermitente, regras para demissão sem justa causa e a proteção do trabalhador frente à automação.

Na próxima quarta-feira (21), a Corte deve determinar o resultado do julgamento sobre a adesão do Brasil à Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata sobre a demissão sem justa causa.

O tratado estabelece que os empregadores devem justificar a demissão de empregados. A convenção não elimina a dispensa por justa causa, mas determina que o empregador deve apresentar uma justificativa para a demissão (como corte de gastos ou desempenho do trabalhador).

O julgamento iniciou no plenário virtual, mas houve divergência de opiniões. A conclusão será no plenário físico.

Contrato intermitente

A pauta também debate ações que questionam a constitucionalidade do contrato intermitente — vínculo empregatício criado pela reforma trabalhista no governo de Michel Temer (MDB). Nessa modalidade de contrato, aplicável principalmente no varejo, o trabalhador presta serviços de forma não contínua, a depender da demanda do empregador.

O julgamento iniciou em 2020 e, antes de ser suspenso, estava empatado. Os ministros Edson Fachin e Rosa Weber votaram pela inconstitucionalidade da norma, enquanto Nunes Marques e Alexandre de Moraes se manifestaram a favor do contrato intermitente. O ministro André Mendonça pediu destaque e o julgamento será reiniciado.

Proteção dos trabalhadores face à automação

Nesta semana, a Corte ainda pode iniciar ao julgamento de uma ação movida pela Procuradoria-Geral da República sobre suposta omissão do Legislativo ao deixar de regulamentar a proteção dos trabalhadores frente à automação. Essa regulamentação está prevista na Constituição desde 1988. Se os ministros entenderem haver omissão, podem determinar um prazo para o Congresso legislar. Inicialmente, o julgamento foi marcado apenas para a leitura do relatório e sustentações orais dos advogados. 

Desoneração

Em plenário virtual, os ministros decidem se confirmam a decisão do ministro Edson Fachin, vice-presidente do Supremo, que estender até 11 de setembro o prazo para governo e Congresso chegarem a um acordo sobre a desoneração da folha de pagamentos. A decisão foi proferida em meados de julho, no recesso judiciário.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 388823 Usuários Online: 1033


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados