Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Justiça

Publicada em 02/07/24 às 10:36h - 6 visualizações
STF agenda data para conciliação sobre marco temporal de terras indígenas
https://www.radiombfm.com.br/noticias/politica/152290,stf-agenda-data-para-conciliacao-sobre-marco-temporal-de-terras-indigenas

metro1

Divulgação  (Foto: STF/Antônio Augusto)

STF agenda data para conciliação sobre marco temporal de terras indígenas

Além disso, o ministro ainda fixou a quantidade de representantes que o Congresso e entidades que atuam na proteção dos indígenas devem ter na comissão

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou para o dia 5 de agosto o início dos trabalhos da comissão de conciliação que tratará as ações acerca do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Em abril, Mendes negou o pedido para suspender a decisão do Congresso que validou o marco temporal e determinou que a questão deve ser discutida previamente durante audiências de conciliação, que estão previstas para seguir até 18 de dezembro deste ano.

Além disso, o ministro ainda fixou a quantidade de representantes que o Congresso e entidades que atuam na proteção dos indígenas devem ter na comissão. A Articulação dos Povos Indígenas (Apib) terá seis representantes, no total.

A Câmara dos Deputados e o Senado terão três membros cada um. O governo federal terá quatro representantes, que deverão ser indicados pela Advocacia-Geral da União (AGU), pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública e dos Povos Indígenas, além da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Os estados terão dois membros, indicados pelo Fórum de Governadores e pelo Colégio Nacional de Procuradores de Estado (Conpeg). Já os municípios deverão indicar um membro, a partir de consenso entre a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Relator das ações protocoladas pelo PL, o PP e o Republicanos, Mendes prevê manter a validade do projeto de lei que reconheceu o marco e de processos nos quais entidades que representam os indígenas e partidos governistas contestam a constitucionalidade da tese.

De acordo com a tese do marco temporal, os indígenas têm direito somente às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.

Em dezembro de 2023, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto de lei que validou o marco. Antes da decisão dos parlamentares, o Supremo decidiu contra o marco.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 388243 Usuários Online: 455


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados