Divulgação (Foto: reprodução)
Nome apoiado por ex e atual presidente do TJ lidera páreo pela vaga no TRE da Bahia
Danilo Costa Luz é apontado como favorito entre juristas influentes
Nos corredores do Judiciário e da OAB da Bahia, o advogado Danilo Costa Luz é apontado como franco favorito na lista tríplice de candidatos a um mandato de dois anos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), cujos nomes serão submetidos à escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A disputa interessa ao universo político do estado porque o futuro ocupante do cargo fará parte da turma de sete julgadores que vão atuar durante as eleições municipais.
Ligado ao ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) Carlos Alberto Dutra Cintra, tido como um dos desembargadores aposentados com maior influência na corte, Costa Luz teria ainda o apoio da nova número um do TJ, Cynthia Maria Pina Resende. Segundo juristas consultados pelo Metro1, o aval de ambos à candidatura do advogado, que hoje ocupa a vaga de substituto no TRE e busca o mandato efetivo, é um trunfo grande sobre seus outros dois concorrentes - Vicente Buratto e Fabiano Mota Santana. Sobretudo, pelo histórico de ambos.
Embora já tenha ocupado mandato efetivo no TRE e seja elogiado pelas decisões técnicas, Buratto tem contra si o fato de que foi nomeado para o tribunal eleitoral pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A aliados próximos, ele teria confessado dificuldades em encontrar espaço na agenda do senador Jaques Wagner (PT), considerado o fiel da balança da indicação de Lula. A conversa com Wagner seria a tentativa de afastar o ranço de nome ligado ao bolsonarismo e ganhar fôlego no páreo.
Já Santana tem o apoio da desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar, de quem é muito próximo. Alianças com integrantes da cúpula do TJ são fundamentais pois são eles que votam para formar a lista tríplice de onde sairá dois membros da classe dos advogados. As outras cinco cadeiras do TRE são para dois desembargadores, dois juízes estaduais e um juiz federal. Contudo, ele tem como ponto fraco suas ligações com a oposição ao PT na Bahia.
Santana foi por anos secretário parlamentar do hoje deputado federal Leur Lomanto Júnior (União Brasil) quando ele exercia mandato de estadual na Assembleia Legislativa da Bahia. Em 4 de janeiro de 2018, foi nomeado para o cargo de assessor especial na Subchefia de Gabinete do então prefeito ACM Neto, que lidera a frente contrária ao governo petista na Bahia.