divulgação (Foto: Reprodução)
Projeto Copinhas da Bahia terá 121 torneios em 108 municípios
Lançamento será na próxima segunda-feira (10), às
10h, no auditório do COI, no Centro Administrativo
Mais de 34 mil estudantes de escolas e universidades da Bahia terão a
oportunidade de disputar campeonatos de futebol em 108 municípios do estado, a
partir da segunda quinzena deste mês. O projeto Copinhas da Bahia, iniciativa
da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), prevê 121
torneios, com 1.936 equipes e um total de 34.848 participantes, entre alunos,
preferencialmente da rede pública.
O evento de lançamento será realizado na próxima segunda-feira (10), às
10h, no auditório do Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública
(COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
O projeto é uma parceria da Setre com o Ministério do Esporte,
juntamente com a Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e
Inclusão Social, e conta com investimentos de R$ 3 milhões.
Participam do evento de lançamento o secretário da Setre, Davidson
Magalhães; o secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do
Torcedor, José Luiz Ferrarezi; o secretário nacional de Esporte Amador,
Educação, Lazer e Inclusão Social, Thiago Martins, e a diretora de Esporte
Amador, Lazer e Inclusão Social, Rejane Penna Rodrigues; entre outras
autoridades.
Os participantes das Copinhas são alunos da Educação Básica (ensinos
Fundamental e Médio) e do Ensino Superior, nas categorias feminino e masculino,
compreendendo três faixas etárias: de 12 a 14 anos; 15 a 17 anos; e a
universitária, a partir de 17 anos.
As equipes vencedoras receberão medalhas e troféus. Serão entregues
medalhas representando ouro, prata e bronze, para cada jogador da equipe
campeã, vice-campeã e terceiro lugar, respectivamente, assim como para membros
da equipe técnica. Além disso, cada equipe campeã, vice-campeã e terceiro lugar
receberão troféus.
Como funciona a Copinha
Cada Copinha será composta por 16 equipes, em cada município, sendo que
em 33 deles ocorrerá mais de um campeonato. A disputa será realizada pelo
sistema de eliminatórias simples, perfazendo um total de 1.936 jogos
(contabilizando disputas pelos terceiro e quarto lugares, e a final).
A estimativa é a de que cada uma das equipes seja composta por 18
jogadoras ou jogadores, perfazendo, portanto, um total de 34.848 participantes.
Para mobilizar a participação dos estudantes, o projeto Copinhas da
Bahia será amplamente divulgado nas escolas e universidades na capital e
interior do estado. O principal objetivo da ação é exaltar os benefícios da
prática esportiva, tanto em seu aspecto de condicionamento físico, quanto na
manutenção da qualidade de vida saudável - seja pelos valores difundidos a
partir das modalidades esportivas, seja na formação da cidadania.
As inscrições de estudantes e equipes interessadas em participar dos
campeonatos serão realizadas nos próprios municípios, de forma presencial, a
partir das escolas e unidades de ensino superior. Os detalhes serão informados
durante o evento de lançamento do projeto.
Municípios onde ocorrerão as Copinhas
Alagoinhas, Anagé, Angical, Andorinha, Barra, Barreiras, Bonito Brumado,
Buritirama, Cachoeira, Caculé, Caetanos, Camacã, Campo Alegre, Canápolis,
Cansanção, Capim Grosso, Casa Nova, Catolândia, Catu, Coaraci, Conceição do
Almeida, Conde, Cotegipe, Cristópolis, Crisópolis, Entre Rios, Feira de
Santana, Guanambi, Gongogi, Ibipeba, Ibititá, Itajuípe, Irecê, Itiúba, Ipirá,
Itacaré, Itapetinga, Itapicuru, Ilhéus, Itabuna, Jaguarari, João Dourado,
Juazeiro, Jussari, Jequié, Laje, Lauro de Freitas, Lapão, Luís Eduardo
Magalhães, Madre de Deus, Mairi, Manoel Vitorino, Mansidão, Maraú, Milagres,
Morro do Chapéu, Oliveira dos Brejinhos, Porto Seguro, Poções, Presidente Jânio
Quadros, Remanso, Riachão do Jacuípe, Riachão das Neves, Rodelas, Salvador,
Santa Bárbara, Serrinha, Serra do Ramalho, Senhor do Bonfim, Santa Inês, Santa
Maria da Vitória, Santo Estevão, São Francisco do Conde, Santa Rita de Cássia,
São Sebastião do Passé, Seabra, Sento Sé, Simões Filho, Sítio do Mato, Tanhaçu,
Teixeira de Freitas, Uauá, Valença, Valente, Várzea Nova, Vera Cruz e Vitoria
da Conquista.