Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Cidade

Publicada em 09/12/21 às 20:14h - 17 visualizações
Indústria baiana cresce de setembro para outubro, mas acumula queda de 10,3% em relação a 2020
https://www.radiombfm.com.br/noticias/cidade/116330,industria-baiana-cresce-de-setembro-para-outubro-mas-acumula-queda-de-103percent-em-relacao-a-2020

Metro1

divulgação  (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

Indústria baiana cresce de setembro para outubro, mas acumula queda de 10,3% em relação a 2020

Foi o segundo avanço seguido nesse confronto, mas a produção está 18,8% abaixo do período pré-pandemia

 

Em outubro, a produção industrial da Bahia seguiu em alta (2,7%) frente ao mês anterior, na comparação com ajuste sazonal. Foi o segundo avanço seguido nesse confronto (havia crescido 2,9% na passagem de agosto para setembro) e um resultado bem superior ao do país como um todo (-0,6%).

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) Regional do IBGE.

Nessa comparação, os resultados da indústria foram positivos em 10 dos 15 locais pesquisados, com destaque para a região Nordeste como um todo (5,1%), Mato Grosso (4,8%) e Ceará (4,1%). A Bahia veio logo em seguida, com o 4o melhor desempenho. No outro extremo, as maiores quedas ocorreram em Santa Catarina (-4,7%), Pará (-4,2%) e Minas Gerais (-3,9%).

Apesar do crescimento na passagem de setembro para outubro, o setor fabril da Bahia seguiu com produção muito aquém da verificada antes do início da pandemia da COVID-19, operando num patamar 18,8% abaixo de fevereiro de 2020.

O resultado do setor, no estado, também seguiu negativo em relação a outubro de 2020, com queda de 10,3%. Foi a décima retração seguida da produção industrial baiana nessa comparação interanual e o 5o pior desempenho dentre os 15 locais pesquisados.

No Brasil como um todo, a produção industrial também caiu (-7,8%) frente a outubro do ano passado, com recuos em 13 dos 15 locais.

A Bahia segue com os piores índices do Brasil no acumulado no ano de 2021, frente ao mesmo período de 2020 (-13,1%), e nos 12 meses encerrados em outubro (-10,8%). Em ambos os indicadores, os resultados estão bem abaixo dos apresentados pela indústria nacional (5,7% nos dois casos).

Quedas - Em outubro, produção cai em 7 das 11 atividades industriais baianas, puxada por veículos (-96,5%) e metalurgia (-32,5%), reflexo do encerramento das atividades da Ford em Camaçari.

O recuo na produção industrial da Bahia na comparação com outubro de 2020 (-10,3%) se deu exclusivamente pela décima queda seguida na indústria de transformação (-11,5%). A indústria extrativa voltou a crescer (14,9%), após ter apresentado retração em setembro (-6,7%).

Na indústria de transformação, houve retrações em 7 das 11 atividades investigadas separadamente no estado, com destaques para a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-96,5%) e metalurgia (-32,5%). As duas atividades tiveram as quedas mais profundas e também exerceram as duas principais influências no resultado negativo em geral.

A fabricação de veículos apresentou sua quinta queda consecutiva e mantém o pior desempenho no acumulado em 2021, no estado (-94,6%). Já a metalurgia teve a segunda retração seguida e também mostra resultado negativo no ano (-10,8%).

Entre as quatro atividades industriais com aumento de produção em outubro deste ano e outubro do ano passado na Bahia, os principais destaques em contribuição para segurar a queda geral da indústria no mês vieram, respectivamente, da fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (com alta de 8,8%) e da fabricação de celulose, papel e produtos de papel (5,7%).

O segmento de derivados de petróleo é o de maior peso na estrutura industrial da Bahia e apresentou, em outubro, seu segundo resultado positivo consecutivo, após ter recuado seguidamente desde dezembro de 2020. Já o segmento de celulose e papel vem apresentando resultados positivos seguidos desde julho.

Em termos de magnitude de taxa, o maior crescimento em outubro veio mais uma vez do segmento de preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (9,6%), que tem também o melhor resultado no acumulado no ano de 2021 (38,4%).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 389563 Usuários Online: 1770


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados