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Plataforma musical baiana lança mapeamento nacional de cantoras pretas e
indígenas
Frequências Preciosas que busca
difundir a arte de cantoras negras e indígenas da cena independente nacional
A plataforma musical baiana,
Frequências Preciosas, lançou o mapeamento "Seja Uma Preciosa", que
busca difundir a arte de cantoras negras e indígenas da cena independente
nacional. O cadastro pode ser preenchido através de formulário disponível no
site www.frequenciaspreciosas.com.br.
O único requisito para o cadastro é que as cantoras brasileiras
se autodeclarem negras ou indígenas.
O objetivo é catalogar as artistas, dispor seus perfis e
materiais no site da Frequências Preciosas, como um banco de dados. Foi desta
forma que a plataforma surgiu, em meio a pandemia, a multiartista e produtora
Viviane Pitaya, que estava iniciando sua carreira com músicas autorais.
O esforço resultou em um levantamento de mais de 500 cantoras
nacionais - começou pautando a cena cultural baiana, mas transbordou para o
restante do País, devido à necessidade de se conhecer outras artistas nos
demais estados brasileiros.
Cerca de 50 artistas espalhadas em 37 cidades tiveram seu
material publicado (foto, canção, mini-bio, contato). Além das lives com as
artistas para discutir problemáticas do fazer arte dentro do recorte
raça-gênero no seu local de atuação.
"Sabemos que existem outros jeitos, outras formas de
organização, outras visões de mundo e de conceitos, para além dos padrões que
nos são impostos. Essa diversidade precisa ser reconhecida, vista, ouvida!. A
Frequências Preciosas está disposta a dar vista a essas artistas, firmar essas
existências na Música Brasileira, deixar suas marcas, suas diversidades,
defendê-las. Queremos ser voz e veículo, livro de registro dessas
histórias", pontua Pitaya, que acaba de lançar o single e videoclipe
Solução.
Difusão
Através do Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas,
executado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Lei Aldir Blanc, realizou
entre fevereiro e maio de 2021 o 1º Congresso e Mostra Frequências Preciosas,
que levou a plataforma a ter um reconhecimento nacional.
Foram apresentados pocket shows, mesas-redondas e palestras de
qualificação com profissionais do empreendedorismo cultural e da gestão de
projetos artísticos de diversos estados brasileiros, com transmissão em tempo
real pelo Youtube.
O Congresso e a Mostra contribuíram, sobretudo, para a
democratização do conhecimento sobre estratégias de carreira para artistas
negras e indígenas na cena musical independente, além de favorecer o surgimento
de redes de cooperação entre as participantes. Estas conquistas compreendem os
quatro setores da Frequências Preciosas: pesquisa, formação, difusão e
inovação.
No dia 26 de novembro, a Pitaya Productions em parceria com a
rapper soteropolitana Udi, que integra o casting da Frequências Preciosas,
lança a música-tema e videoclipe Pretinha do Bronze, título que nomeia também a
empresa de bronzeamento na laje localizada na Cidade Baixa.
O lançamento faz parte do projeto piloto de SoundBranding,
serviço que cria panorama sonoro - criação de música-tema, logo sonora, jingle
para campanhas publicitárias, criação de playlist e um bônus com o lançamento
do videoclipe - de marcas prioritariamente afroempreendedoras.