divulgação (Foto: Reprodução)
Pesquisa mostra queda nos índices de desmotivação dos estudantes depois
de reabertura das escolas
Todas as regiões do país participaram do levantamento do Datafolha
Pesquisa Datafolha divulgada nesta semana aponta que os índices de
desmotivação e dificuldades na rotina dos estudantes que tiveram as escolas reabertas
caíram nesse retorno ao presencial. Conforme o levantamento, encomendada por
Itaú Social, Fundação Lemann e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),
os índices de desmotivação e dificuldades na rotina dos estudantes que tiveram
as escolas reabertas é de 51% e 58%, respectivamente, contra 58% e 70% entre os
alunos que não voltaram às atividades presenciais.
Segundo pais e responsáveis, os estudantes que retomaram as aulas
presenciais estão mais animados (87%), mais otimistas (80%) e mais interessados
pelos estudos (85%). Ainda de acordo com pais e responsáveis, 65% dos
estudantes tiveram escolas reabertas, a maioria com rodízio entre os alunos.
Esse percentual era de apenas 24% em maio deste ano.
"Cada rede de ensino empreendeu importantes esforços para a
continuidade do aprendizado durante este longo período de afastamento do
ambiente escolar. O professor foi o maior vínculo entre aluno e escola e se
desdobrou para se adequar às novas tecnologias e propor atividades que
estimulassem a atenção dos estudantes. Atenuar as marcas deixadas pela pandemia
na educação exigirá um aprofundado ainda maior do debate sobre formato,
currículo, habilidades prioritárias e investimentos para o retorno. Os alunos
precisam ter a chance de recuperar a aprendizagem de forma efetiva e com
equidade, considerando todas as perdas que os grupos mais vulneráveis
passaram", avalia a superintendente do Itaú Social, Angela Danemann.
Rotina
No caso das dificuldades com a rotina, a diferença é ainda maior: de 58%
dos estudantes que tiveram as escolas reabertas, contra 70% dos que ainda não
estão frequentando as aulas presenciais.
Outro dado positivo é a percepção dos pais e responsáveis em relação ao
aumento da aprendizagem dos estudantes que tiveram a escola reaberta (56%) e
aqueles que continuam nas atividades remotas (41%).
"Os resultados demonstram o quão importante e urgente é a retomada
das atividades presenciais nas escolas. Também apontam para a necessidade de um
esforço conjunto da sociedade para recuperar a confiança e a autoestima dos
estudantes, para que eles permaneçam na escola e possam recuperar mais
rapidamente as defasagens no aprendizado geradas pela pandemia", disse
Daniel de Bonis, diretor de Políticas Educacionais da Fundação Lemann.
As entrevistas foram realizadas entre os dias 13 de agosto e 16 de
setembro de 2021, com abordagem telefônica, com 1.301 responsáveis que responderam
por um total de 1.846 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos da
rede pública, em todas as regiões do país.