PAC Bahia: Wagner enaltece obras do metrô e BRT; VLT e ponte Salvador-Itaparica ficam de fora
Obras devem fazer parte de disputa na eleição para prefeito de Salvador
Líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT) acredita que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na 'versão 3.0', vai promover o impulsionamento da industrialização no Brasil. O novo PAC foi lançado nesta sexta-feira (11) e terá investimento de R$ 1, 7 trilhão, sendo aproximadamente R$ 200 bilhões só na Bahia.
Ao comentar sobre o investimento, o petista lançou holofote para duas obras que podem alavancar o candidato do grupo a prefeitura de Salvador: ampliação do metrô e a conclusão do BRT, hoje considerada a menina dos olhos do prefeito Bruno Reis, que disputará a reeleição.
"Entre as prioridades do Novo PAC na Bahia estão a requalificação e a recuperação de importantes rodovias federais, como as BRs 101, 116 e 242, além de obras de mobilidade em Salvador como ampliação do Metrô e a conclusão do BRT, entre outras importantes intervenções", escreveu Wagner na rede X.
Wagner ressalta que o PAC também é vetor importante de postos de trabalho, permitindo frear o crescimento da desigualdade social.
"Além de fomentar a geração de emprego e renda, o novo PAC também vai contribuir muito para a redução das desigualdades sociais, enquanto promove mais oportunidades para a nossa gente", disse o senador.
VLT e ponte fora do PAC
Apesar de o PAC priorizar obras estruturantes de mobilidade para Salvador, duas delas ficaram de fora: VLT e a tão prometida ponte Salvador-Itaparica. A informação é de que o governador Jerônimo Rodrigues já sabia que as duas obras estariam foram do programa.
A Bahia é o 5° estado a receber mais recursos do PAC. A prioridade do Executivo federal no programa serão as obras inacabadas, seguidas de pedidos de governadores e ministérios.
O Portal M! entrou em contato com a assessoria do Ministério da Casa Civil para saber o que motivou a não inclusão das duas obras no PAC, mas até a publicação da matéria não havia recebido resposta.
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