divulgação (Foto: Reprodução)
Loja de móveis em alameda de luxo em Salvador fecha portas e dá calote
em clientes
Extinto em fevereiro, estabelecimento apagou contas de redes sociais e
disponibilizou telefone inexistente para contato; empresa é alvo de denúncias
em oito cidades do Brasil
“Eu gastei R$ 4.100 e eles sumiram”. O relato da empresária
Ingrid Oliveira, de 37 anos, é um entre várias queixas de clientes da extinta
loja de móveis Sofá Design, em Salvador. O estabelecimento, que funcionava na
Alameda das Espatódeas, no bairro do Caminho das Árvores, fechou as suas portas
em fevereiro deste ano e deu calote em pessoas que compraram materiais no
local. Desde então, a empresa não aparece mais nas redes sociais e não atende
ligações.
Ingrid contou ao Metro1 que
comprou um sofá em 5 de janeiro, no valor de R$4,1 mil e estava aguardando a
entrega, quando descobriu, nesta segunda-feira (6), o calote. “Entrei em
contato com a vendedora para comprar mais duas ploltronas e percebi que a
mensagem não chegava. Então procurei o Instagram da loja, que não existia mais.
Achei, por outro lado, uma conta que denunciava o golpe em escala nacional. Me
desesperei”.
Foi pela mesma conta nas redes sociais que o engenheiro civil
Delson Saad, 45, se descobriu vítima da mesma situação.
“Eu e minha esposa compramos um sofá de R$ 3.990 em agosto do
ano passado. A partir daí, seriam 90 dias de prazo para a entrega. Chegou
novembro, nada foi entregue. Fui na loja e justificaram que houve um erro na
matéria prima e, por isso, pediram mais 30 dias. Dezembro chegou ao fim e o
sofá não chegou. Então eu disse que não queria mais e pedi o meu dinheiro de
volta. Me informaram que o estorno foi feito e que o dinheiro cairia na conta
em 30 dias úteis, mas não depositaram. Foi aí que descobri o golpe: vi no
Instagram que fecharam todas as lojas do Brasil”, relatou.
Calote
nacional
Delson e Ingrid fazem parte de um grupo no WhatsApp com mais de
70 clientes lesados pela loja Sofá Design ao redor do país. A empresa tinha
lojas físicas em oito cidades no Brasil; João Pessoa, Campina Grande, Salvador,
São Paulo, Brasília, Recife, Natal e Fortaleza. Há relatos similares envolvendo
as filiais de todos os municípios.
“Tem gente que perdeu até R$ 27 mil”, revela Ingrid. “Acho que a
ficha das pessoas que compraram nessa loja em Salvador anda não caiu,
descobrimos tudo recentemente”, acrescenta.
Sumiço
O Metro1 tentou
entrar em contato com a loja pelo número de telefone disponibilizado pela
empresa, mas ele consta como inexistente. “Este telefone está bloqueado para
este tipo de chamada”, diz o recado da secretária eletrônica.
Nas avaliações do Google, a loja da capital baiana conta com 86
comentários e nota média de 1,9 do total de 5. A expressa maioria dos
comentários tem reclamações de clientes relacionados à entrega dos produtos
comprados.
Defesa
do Consumidor
Em contato com a reportagem, o diretor de fiscalização do Procon
na Bahia, Iratan Vilas Boas, informou que o órgão está ciente das denúncias e
em processo de investigação da empresa Sofá Design.
“Nestes casos, há o contrato de compra e venda que não está
sendo cumprido em relação à entrega dos produtos adquiridos. O Código do
Direito do Consumidor obriga as partes a cumprirem integralmente os contratos
firmados. Quando uma das partes descumpre, cabe à parte prejudicada buscar
direitos”, explica Iratan.
Os consumidores que não receberam os móveis comprados têm o
direito de exigir o cumprimento forçado da oferta; o recebimento de um produto
similar ou equivalente; ou a indenização por danos morais ou materiais, a
depender do caso. As pessoas prejudicadas podem recorrer aos órgãos de defesa
do consumidor para denunciar a fraude. Já para os casos que desejam
indenização, os consumidores devem reclamar nos órgãos do poder judiciário.
Os clientes entrevistados afirmaram que estão se organizando
para entrar com um processo judicial contra a empresa. O Metro1 teve
acesso aos documentos comprobatórios das compras.