divulgação (Foto: Reprodução)
Serviço de
escuta no metrô atendeu mais de 480 pessoas desde que foi criado
Ponto de encontro entre as duas linhas do metrô de
Salvador - Lauro de Freitas, a estação Acesso Norte é, desde setembro do ano
passado, o local onde os usuários do modal podem encontrar acolhimento
emocional.
O serviço, ofertado através de
uma parceria entre a concessionária que administra o sistema e o Centro de
Valorizção da Vida (CVV), é o primeiro no Brasil e já atendeu mais de 489
pessoas desde que foi criado.
Através dele, as pessoas que
necessitem do apoio têm, de maneira reservada, plantonistas do CVV à
disposição. O atendimento é online e acontece de segunda-feira a sexta-feira,
inclusive aos feriados, das 10h às 16h.
Além do espaço de escuta, os
agentes do sistema metroviário são orientados para que possam agir em situações
de emergência e vulnerabilidade emocional que sejam demandados. Diariamente,
330 mil passageiros passam pelas estações do sistema metroviário Salvador.
As pessoas que necessitem de
acolhimento também podem ter acesso aos voluntários do CVV através de
diferentes canais. Por telefone, o centro disponibiliza o número 141. Já no
ambiente virtual, os que precisam conversar podem fazê-lo por chat, Skype ou
email, por intermédio do site da instituição.