divulgação (Foto: Reprodução)
Sefaz altera
regras para cancelamento e substituição de notas fiscais
A
prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz),
alterou as regras para a realização de cancelamento e de substituição da Nota
Fiscal de Serviço Eletrônica e da Nota Fiscal do Tomador/Intermediário de
Serviço Eletrônica.
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é um documento
fiscal emitido pelo prestador de serviço, já a Nota Fiscal do
Tomador/Intermediário de Serviço Eletrônica (NFTS-e) é gerada pelo contratante,
quando o contribuinte é de fora do município.
Os dois tipos de comprovantes podem ser substituídos quando
houver necessidade de correção ou alteração de alguma informação, desde que
seja realizada no prazo de 30 dias ou até o 5º dia do mês seguinte à emissão.
A mudança foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no
dia 24 de março. De acordo com a Sefaz, o decreto 35.288/2022 tem como objetivo
acompanhar as razões que geram o cancelamento e a substituição dos documentos
fiscais.
O contribuinte que precisar realizar mais de 100 cancelamentos
dentro do período de 30 dias pode realizar o procedimento online, através do
e-mail cancelamentonota@sefaz.salvador.ba.gov.br, nos balcões de
atendimento na sede da Sefaz, nas Prefeituras-Bairro ou rede SAC.
Live
para tirar dúvidas
Na próxima segunda-feira (23), a Sefaz e o Conselho Regional de
Contabilidade da Bahia (CRC-BA) promoverão uma transmissão online ao vivo, a
partir das 15h, para explicar as novas regras de substituição e de cancelamento
de notas fiscais.
O evento terá palestras do diretor da Receita Municipal, Ulysses
Arêas; da coordenadora de Fiscalização da Sefaz, Rosana Marques; do coordenador
do Programa Nota Salvador, Artur Mattos; e do presidente do CRC-BA, André Luís
Barbosa, que trarão detalhes e esclarecimentos sobre os novos procedimentos
adotados pela administração municipal.
A live será transmitida no canal do CRC-BA no YouTube e os
interessados em receber certificação devem realizar a inscrição até o dia do
evento através do site do conselho (clique aqui).