Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Brasil

Publicada em 11/05/22 às 19:44h - 26 visualizações
Ufba questiona limite de projetos de financiamento por universidade; Fabesp quer \"equilíbrio\"
https://www.radiombfm.com.br/noticias/cidade/123164,ufba-questiona-limite-de-projetos-de-financiamento-por-universidade-fabesp-quer-equilibrio

Metro1

divulgação  (Foto: Dário Guimarães / Metropress)

Ufba questiona limite de projetos de financiamento por universidade; Fabesp quer "equilíbrio"

De acordo com universidade, mudança não leva em conta "distribuição real, por instituição elegível, da massa crítica relativa a cada eixo temático"

 

 

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou uma nota, nesta terça-feira (10), questionando a limitação da quantidade de projetos de pesquisa por instituição de ensino passíveis de financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A medida, que estabelece como limite máximo a apresentação de duas propostas por unidade, foi estabelecida por uma recente alteração no edital Fapesb/Secti Nº 005/2022.

De acordo com a Ufba, a mudança não leva em conta "a distribuição real, por instituição elegível, da massa crítica relativa a cada eixo temático". Ela solicita, então, que a Fapesb considere tornar nula a retificação em questão "a fim de que prosperem as competências e as melhores práticas e respostas da ciência à sociedade baiana como um todo". 

"Uma chamada tão arrojada se apequena quando introduz uma lógica fraticida, a nível intrainstitucional, para a decisão das duas propostas que serão geridas por cada instituição, excluindo, antecipadamente, outras propostas de excelência e com condições de atender aos objetivos do Edital", diz o texto da Ufba.

Procurada, a Fapesb, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), explica que "as condições previstas são para garantir o equilíbrio entre os recursos que serão alocados na capital e no interior". A fundação ainda acrescentou que a "lógica da interiorização passa pela desconcentração de recursos na mão de uma única instituição".

"Ainda que esteja previsto que cada ICT só possa coordenar dois projetos, elas poderão participar de todas as outras propostas apresentadas, partindo das premissas do diálogo e da colaboração entre instituições, pesquisadores e pesquisadoras, como é comum no ambiente acadêmico", ressalta, por fim, a nota da Fapesb.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 390918 Usuários Online: 3124


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados