divulgação (Foto: Reprodução)
Alvo de protestos, secretaria da Educação diz que alterações no
currículo "valorizam" professores
Por meio de nota, a Smed discordou dos questionamentos feitos pelos
docentes
A Secretaria Municipal da Educação (Smed)
se pronunciou, nesta terça-feira (1), sobre as queixas dos professores da rede
com relação à mudanças na grade de alunos do Ensino Fundamental.
Por
meio de nota, a pasta negou a retirada das disciplinas de Artes, Educação
Física e Inglês da matriz curricular. Mas afirma que houve uma adaptação.
"Apenas
no 1° e 2° ano, quando as crianças de seis e sete anos estão em processo de
alfabetização, essas disciplinas serão melhor conduzidas por professores
pedagogos, liberando os professores especialistas de Artes e Educação Física
para atender às necessidades dos alunos dos anos seguintes, para os quais não
há substitutos", explicou.
Para Rui Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em
Educação do Estado da Bahia (APLB), no entanto, a mudança não faria sentido.
"A justifica é que está faltando professor dessas disciplinas no
Fundamental II", diz Rui, que considera que a melhor opção seria contratar
mais professores em vez de substitui-los por outros profissionais sem formação
na área. Para esta
terça-feira (1º) está marcado um protesto em frente ao Centro de Convenções, na
Boca do Rio.
Com
relação às aulas de Inglês, a Smed diz que "não haverá qualquer alteração
na prática pedagógica do professor" da disciplina nessas turmas.
A
Smed considera ainda que a mudança trará benefícios para os alunos do 1º e 2º
ano, por aumentar a carga horária com professores pedagogos. Além disso, a
secretaria acredita que o trabalho dos professores de Artes e Educação Física
será melhor aproveitado em turmas mais avançadas.
Confira
a nota completa:
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) informa que as
disciplinas de Artes, Educação Física e Inglês, essas continuam fazendo parte
integrante da matriz curricular de todos os anos do Ensino Fundamental. Apenas
no 1° e 2° ano, quando as crianças de seis e sete anos estão em processo de
alfabetização, essas disciplinas serão melhor conduzidas por professores
pedagogos, liberando os professores especialistas de Artes e Educação Física
para atender às necessidades dos alunos dos anos seguintes, para os quais não
há substitutos. Não haverá qualquer alteração na prática pedagógica do
professor de Inglês nessas turmas. Importante salientar que essa mudança vai
trazer grandes benefícios para os alunos do 1° e 2° ano que terão dois
professores pedagogos com uma carga horária maior, trazendo maior facilidade de
interação e integração com esses alunos; parte dos professores pedagogos que
atendem a essas crianças terão sua carga horária ampliada em cada turma,
reduzindo à metade o número de turmas necessárias para cumprirem sua jornada
semanal de trabalho, resultando em grande vantagem e benefício para esses
professores; os professores de Artes e Educação Física que ministravam suas
aulas nas turmas de 1° e 2° ano serão alocados nas turmas dos anos mais
adiantados, nas quais serão muito melhor aproveitados e poderão demonstrar todo
seu potencial pedagógico. Portanto, são medidas muito bem pensadas de
otimização dos recursos humanos tão valiosos da Secretaria Municipal de
Educação, que geram eficiência e valorizam os profissionais da educação, sem
trazer qualquer prejuízo para os alunos ou professores.