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Prefeitura de Itabuna entrega cartões digitais do Auxílio Recomeço na
próxima quarta-feira
Benefício é destinado às famílias
afetadas pelas chuvas
Será lançado pela Prefeitura de
Itabuna, na próxima quarta-feira (26), o primeiro lote do cartão digital do
Auxílio Recomeço destinado às famílias desabrigadas ou desalojadas em virtude
das fortes chuvas e enchentes do Rio Cachoeira, em dezembro passado.
Ao todo, são 3.500 cartões digitais, com a entrega de cerca de
800 unidades nesta primeira fase, que serão distribuídos a partir da
quinta-feira (27), de forma escalonada.
"Itabuna passou pela maior cheia de sua história, muita
gente perdeu seus pertences. O Auxílio Recomeço é um meio de amenizar o
sofrimento dessas pessoas. É o maior programa de ajuda do país. Nenhum
município brasileiro que passou por caso semelhante implantou um programa
arrojado desse porte e de grande alcance social," afirma o prefeito
Augusto Castro (PSD).
Nesta segunda-feira (24), a Secretaria de Promoção Social e
Combate à Pobreza vai publicar a lista com os nomes dos beneficiários,
obedecendo aos critérios estabelecidos pelo Decreto nº 14.780/2021, que
regulamentou a Lei n° 2.576 de 30 de dezembro de 2021, aprovada pela Câmara
Municipal de Itabuna.
A lei trata do Auxílio Recomeço, bem como a ordem de preferência
para recebimento, a situação de abrigamento das famílias, extensão das perdas,
a localidade da unidade de moradia e renda familiar, dividindo-se em dois
grupos.
O primeiro trata das unidades familiares que tiveram a moradia
completamente destruída, estejam desabrigadas em razão de se encontrem em
abrigos de acolhimentos provisórios coordenados e providos pelo Poder Público;
ou desalojadas, entendendo-se como tal aquelas que não se encontrem em abrigos
de acolhimento provisórios coordenados e providos pelo poder público.
O grupo II reconhece unidades familiares residentes em imóveis
localizados em áreas atingidas pelas chuvas e inundações que não sejam
abrangidos no grupo I, conforme levantamento da Defesa Civil, priorizando aqueles
de menor renda.
O cartão será utilizado pelo beneficiário do programa na
aquisição de produtos perdidos na enchente, para que as famílias possam
recomeçar a vida com mais dignidade.
Os produtos serão adquiridos pelos beneficiários no comércio de
Itabuna, nas lojas cadastradas pelo programa por meio do Sebrae, ACI, CDL e
Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), nos
bairros e no centro da cidade.