Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Brasil

Publicada em 06/01/22 às 20:45h - 21 visualizações
Com subnotificação da H3N2 e Covid, Ministério da Saúde ameaça não pagar leito, afirma Tereza Paim
https://www.radiombfm.com.br/post/47761-com-subnotificacao-da-h3n2-e-covid--ministerio-da-saude-ameaca-nao-pagar-leito--afirma-tereza-paim--

muitainformacao

divulgação  (Foto: Reprodução)

Com subnotificação da H3N2 e Covid, Ministério da Saúde ameaça não pagar leito, afirma Tereza Paim  

A ação ocorre diante da iminência de uma nova onda de infecções pelo novo coronavírus

A subnotificação enfrentada por todo o país no número de infectados pela H3N2 e Covid-19 é uma realidade que surge em um momento delicado. A falta dos dados precisos dificulta que os municípios enxerguem com clareza a situação da saúde e cidades podem estar vivendo o crescimento de casos de maneira acelerada das duas doenças, sem ter a real dimensão. De acordo com a secretária estadual de Saúde, Tereza Paim, a Bahia vive esta realidade. 

"Existe subnotificação sim, nós vivenciamos esse momento no qual o Ministério da Saúde, através do DataSUS que não nos enviou os dados...  para além disso esse boom de pessoas contaminadas.. é preciso notificar para a gente se enxergar nesse panorama. Além disso, estamos passando por um desastre de enchentes, em que muitas unidades e equipamentos de saúde foram danificados e se perdeu a tecnologia de informação. A gente sabe que vamos ter uma perda muito grande de notificações a partir de agora, mas é muito importante notificar", afirma a titular da Secretaria Estadual da Saúde, em entrevista para o programa Nova Manhã, da rádio Nova Brasil FM (104,7 FM), comandado pelo jornalista Osvaldo Lyra, editor-chefe do Portal M!.

Além da queda no sistema de notificação oficial do Ministério da Saúde desde o início de dezembro, quando houve um ataque cibernético, outro motivo para a falta de precisão de dados é o fato de que os dados enviados à pasta pelos governos estaduais e municipais, que já sofriam um represamento em outros momentos da pandemia, podem estar consideravelmente subnotificados

Tereza Paim chama atenção para outro alerta que pode prejudicar todo o estado diante da iminência de uma nova onda de Covid-19: o fato do Ministério da Saúde informar que não vai mais pagar o leito Covid. Segundo ela, o governo da Bahia está trabalhando para que essa decisão seja revisada. 

"Estamos tramitando isso, através do governo da Bahia, Secretária Estadual de Saúde, oficiando o Ministério da Saúde, a partir de uma portaria, mas, desde dezembro, nós estamos conversando sobre isso para que o recurso não se esgote. Lembro que a síndrome gripal precisa de um diagnóstico preciso e isolamento de pacientes, então são leitos especiais para os pacientes que agravam", disse.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 389186 Usuários Online: 1394


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados