divulgação (Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil )
INSS alerta contra golpes que prejudicam aposentados
O Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS) alerta para alguns tipos de golpe contra
aposentados e pensionistas. Essa prática se tornou comum nos últimos anos em
várias regiões do país.
A maioria das
situações ocorre por meio de ligação telefônica aos segurados ou envio de
mensagens por e-mail. Além de dados pessoais, os estelionatários também pedem a
transferência de dinheiro para a liberação de supostos benefícios.
Segundo o INSS, em
um desses golpes os criminosos têm se passado por integrantes do Conselho
Nacional de Previdência Social (CNPS) visando pedir a transferência de dinheiro
para liberar supostos valores de benefícios atrasados.
Eles ligam para o
segurado argumentando que ele teria direito a receber valores atrasados de
valores pagos pela Previdência Social. Para a liberação do dinheiro, é
solicitado que os segurados informem dados pessoais, além de efetuar o depósito
de determinada quantia em uma conta bancária.
Falsa revisão de
benefício
Outra prática fraudulenta aplicada é a da falsa revisão de benefício. Nesse
tipo de golpe, os estelionatários abordam os segurados e afirmam que teriam
direito a receber valores referentes a uma falsa revisão de benefícios
concedidos em governos anteriores. Também é solicitada a transferência de
dinheiro para outra conta para a revisão fraudulenta.
Segundo a
Previdência, todas as revisões de benefícios são baseadas na legislação e os
segurados não precisam fazer nenhum pagamento para ter direito.
Outro tipo de
situação é a da falsa auditoria geral da Previdência. Nessa modalidade, os
criminosos enviam documentos a segurados convocando para uma Chamada para
Resgate.
“Segundo o
documento, os segurados teriam direito a resgaste de valores devidos a
participantes de carteiras de pecúlio que teriam sido descontados da folha de
pagamento como aposentadoria complementar”, informou a Previdência Social.
Acrescentou que ela
não pede dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e alerta para
que ninguém disponibilize esse tipo de informação. O INSS esclareceu que não
realiza nenhuma forma de cobrança para prestar o atendimento, nem serviços.
Ainda de acordo com
a Previdência, a principal recomendação para os segurados é que não forneçam
dados pessoais, não utilizem intermediários para entrar em contato com a
Previdência e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito
a algum benefício previdenciário.
Caso a pessoa tenha
sido vítima de algum tipo de golpe, deve procurar a Ouvidoria e também
registrar boletim de ocorrência numa delegacia da polícia civil.