Divulgação (Foto: Metropress/Filipe Luiz)
Governo
Federal fará conjunto de intervenções nas BR's 324 e 116 após rompimento de
concessão da ViaBahia
Após o fim do
contrato com a concessionária, o Ministério dos Transportes irá coordenar o
processo de descontinuação das vias
Apesar
de ter sido anunciado neste fim de semana pelo
ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o processo de
descontinuação da concessão das BR's 324 e 116 à ViaBahia está sendo coordenado
pelo Ministério dos Transportes. A previsão é que a empresa continue com a
gestão dos trechos até 31 de dezembro de 2024 e, depois disso, ainda no ínio de
2025, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(DNIT) irá iniciar um conjunto de intervenções na rodovia para melhorar a
trafegabilidade,
As informações foram confirmadas pela Casa Civil ao Metro1.
Ainda de acordo com a pasta, é necessário aguardar o trâmite, porque a saída da
ViaBahia será tema de votação no plenário do Tribunal de Contas da União (TCU).
Desde o ano passado, a Corte analisa um pedido de reequilíbrio consensual do
contrato de concessão, mas sem decisão. O Ministério dos Transportes e a
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também faziam parte das
discussões de uma possível "otimização do contrato".
Desde os primeiros anos da concessão, que começou em
2009, ViaBahia é alvo frequente de críticas de
motoristas, passageiros e até a classe política. A solução
consensual previa que a ViaBahia iniciasse, após anos de atraso, as obras de
duplicação da BR-116, no trecho que corta Vitória da Conquista, e também
revitalizasse a BR-324, de Salvador até Feira de Santana, mas a empresa não
aceitou o acordo. Neste sábado (21), Rui Costa, em agenda em Vitória da
Conquista, anunciou que a concessionária vai deixar a administração
das rodovias que cortam a Bahia. Segundo o ministro, o processo de
distrato com a empresa, alvo de críticas devido à gestão, está sendo encaminhado
ao TCU.