Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Brasil

Publicada em 25/12/23 às 22:36h - 8 visualizações
Retrospectiva 2023: varejo digital registra crescimento médio de 19%
https://www.radiombfm.com.br/post/85933-retrospectiva-2023--varejo-digital-registra-crescimento-medio-de-19-

muitainformacao

Divulgação  (Foto: Reprodução)

Retrospectiva 2023: varejo digital registra crescimento médio de 19%

Este ano, cenário foi transformado pela digitalização e adaptação às demandas do consumidor

O cenário varejista em 2023 foi marcado mudanças significativas, revelando uma adaptação contínua às demandas do consumidor e às inovações tecnológicas. A digitalização desse setor desempenhou um papel crucial, aprimorando a eficiência e a fluidez na experiência de compra.

Destaque notável foi o setor de fast-food, onde o autoatendimento não apenas reduziu filas, mas também agilizou as transações, estabelecendo-se como um diferencial de negócios.

Segundo Guga Schifino, diretor de Novos Negócios da Linx - empresa especializada em tecnologia para o varejo dentro do grupo StoneCo -, a utilização da ferramentas tecnológicas foi e continuará sendo essencial para a evolução do varejo.

"Os números da Linx e da Stone mostram que as empresas que utilizam tecnologia têm um desempenho melhor. Neste ano, as boas práticas evoluíram dois cenários, começando pelas as marcas que conseguiram conversar com os seus clientes e aquelas que conseguiram usar ferramentas tecnológicas para retirar a fricção e antecipar ou se preparar para atender à demanda no momento que ela surge", destaca Guga.

Já Tiago Mello, CMO e CPO da Linx, apresentou dados que revelam a importância do relacionamento com clientes por meio de programas de fidelidade, com taxas que superaram as expectativas em comparação a períodos anteriores.

"A digitalização do negócio, permitindo uma atuação unified commerce, e o cashback ajudaram a destravar receita. Tem varejista chegando a crescer 60% a mais por conta das ferramentas de cashback, ou seja, 60% dos clientes voltam para comprar outro produto, a média no mercado é de 21%".

Para o CMO e CPO da Linx, enquanto o varejo físico enfrentou desafios no primeiro semestre, o varejo digital terá um crescimento médio de 18% a 19% em 2023.

A Black Friday, gerenciada pelas soluções da Linx, registrou um aumento de 38% de transações, sinalizando uma recuperação na reta final do ano. A transição do varejo para um ambiente unificado, onde não existem mais distinções entre canais físicos e online, é o caminho mais viável para os próximos anos.

Influência das redes sociais

Em 2023, houve também a forte influência das novas gerações em diferentes aspectos, como em estratégias de marketing e posicionamento das marcas. As redes sociais desempenharam um papel fundamental para viralizar campanhas, incluindo parcerias de sucesso.

Para Guga Schifino, em 2024, a tendência é que as parcerias entre as marcas continuem, inclusive de grifes de luxo, tendo como base ações em redes sociais apoiadas por influenciadores digitais.

"Hoje, 98% da Geração Z - população com menos de 27 anos - já admitem que são influenciáveis e que, se uma pessoa que admira indicasse o produto, eles comprariam. Há estudos que comprovam que somos influenciados a todo momento por outros consumidores. Por outro lado, no Brasil, temos 210 milhões de habitantes e 20 milhões de pessoas que se autodefinem como criadores de conteúdo. E o que muitas marcas não sabem é que a chance de um microinfluenciador gerar venda ou causar algum impacto positivo é três vezes maior do que um influenciador mais conhecido", complementa Tiago Mello.

Já  relação aos avanços tecnológicos, Guga Schifino acredita que o metaverso ainda não se popularizou como previsto, mas isso deverá acontecer em breve.

"Tanto o metaverso quanto a web 3.0 são temas de difícil gestão não só para o varejista, mas para as pessoas em geral, porém são inexoráveis. Sobre Inteligência Artificial, outro assunto constantemente em pauta, precisamos entender que o segredo da ferramenta não são as respostas. O segredo do sucesso da Inteligência Artificial está nas perguntas. Quem souber fazer as perguntas corretas terá os melhores resultados", finaliza.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 389545 Usuários Online: 1752


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados