Divulgação (Foto: Reprodução)
Prova de
vida digital facilita rotina de aposentados e pensionistas da Prefeitura
de Salvador
Prazo prossegue até 1º de dezembro; confira documentos
necessários
O recadastramento e a prova de vida digital dos
aposentados e pensionistas da Prefeitura de Salvador prossegue até o dia 1º de
dezembro. O processo é feito pelo Fundo Municipal de Previdência de Salvador
(Fumpres) satravés do aplicativo Meu RPPS ou do site oficial. A
modernização busca proporcionar uma experiência mais eficiente e cômoda para os
aposentados e pensionistas.
Hoje, apenas quatro documentos são necessários para a
atualização: documento de identificação com foto (frente e verso), em perfeito
estado de conservação (RG, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação - CNH
ou de conselho de classe); comprovante de residência em nome do servidor,
emitido nos últimos 90 dias (se em nome de terceiro, juntar declaração de
residência assinada eletronicamente pelo servidor); Declaração de Benefício
junto ao INSS, emitida nos últimos 30 dias, disponível no aplicativo ou site do
Meu INSS e o Extrato Previdenciário - CNIS, com discriminação dos vínculos,
emitido nos últimos 30 dias, disponível no aplicativo ou site do Meu
INSS.
Processo ágil e simplificado
O diretor do Fumpres e atual subsecretário municipal da Fazenda
(Sefaz-Salvador), Daniel Ribeiro, destaca a simplificação do processo,
reduzindo a exigência documental para apenas quatro itens. Com isso, foi
possível facilitar ainda mais o recadastramento, tornando o procedimento mais
acessível aos beneficiários.
Ribeiro também ressaltou que esta edição representa um marco,
sendo o primeiro recadastramento totalmente on-line.
"Nos anos anteriores, os beneficiários enfrentaram a prova
de vida, um processo mais simples que demandava menos documentos. A transição
para um formato 100% digital, no entanto, não está isenta de desafios,
especialmente para alguns aposentados e pensionistas", declara.
O gestor explica que, devido à natureza da prova de vida, que não
podia ser realizada on-line nos anos anteriores, houve uma colaboração entre o
estado e o município para simplificar o procedimento. A necessidade de
integração de dados, considerando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foi
superada para garantir a eficácia do processo.
"Estávamos
há algum tempo buscando a integração da base de dados devido à LGPD, e
conseguimos cumprir esse procedimento. Agora, o beneficiário do RPPS de
Salvador não precisará mais anexar a Certidão de Benefícios junto ao Estado da
Bahia", completa.