Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Brasil

Publicada em 19/10/23 às 10:08h - 8 visualizações
Funcionários da Bienal de SP denunciam condições de trabalho em carta-anônima
https://www.radiombfm.com.br/noticias/cultura/142198,funcionarios-da-bienal-de-sp-denunciam-condicoes-de-trabalho-em-carta-anonima

metro1

Divulgação  (Foto: Reprodução)

Funcionários da Bienal de SP denunciam condições de trabalho em carta-anônima

De acordo com o texto, a carga horária é abusiva, o vale refeição insuficiente e há desrespeito ao nome social de pessoas trans

 

Um grupo de trabalhadores da 35ª Bienal de São Paulo publicou uma carta anônima em que denuncia supostas condições de trabalho extenuantes, além de práticas discriminatórias vividas na exposição.

O documento lista problemas que vão desde “o VR (vale-refeição) abaixo do mercado e insuficiente para uma alimentação adequada até a carga de trabalho extenuante, o ambiente com calor excessivo, causando desmaios, a espera de até três horas para um revezamento que permita ir ao banheiro, além das atitudes de intimidação, o que caracteriza assédio moral, entre outros”.

O texto inicia assim: "Nós, trabalhadores da 35ª Bienal de São Paulo, denunciamos as péssimas condições de trabalho em vigor nesta edição, que, além de prejudicar nosso desempenho profissional, do qual depende boa parte da relação do público com a exposição, também têm efeitos nocivos para a nossa saúde física e mental, assim como contribuem para a continuidade das práticas transfóbicas, capacitistas e de outras discriminações estruturantes da sociedade Brasileira".

De acordo com a coluna do jornalista Guilherme Amado, no Metrópoles, os organizadores do evento (que acontece no Parque Ibirapuera) disseram que as lideranças das áreas de projetos e gestão predial não foram procuradas pelos trabalhadores para tratar dos problemas e que também não houve denúncias nesse sentido nos canais sigilosos.

Em nota enviada à publicação, a Bienal afirmou que “objetivamente, os salários pagos pela Fundação Bienal estão em absoluta consonância com os melhores valores praticados no mercado, conforme se pode depreender de rápida pesquisa comparativa”.

Como a carta não é assinada, não se sabe quantos dos trabalhadores endossam as denúncias nela contidas.  “O ambiente e a jornada de trabalho atendem plenamente à legislação trabalhista, às convenções coletivas e às melhores práticas de gestão", defendeu-se a organização do evento, a respeito da queixa específica.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 391113 Usuários Online: 3318


71 99725-2410


Hora Certa

Menu Adicional
Reservas

Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados